Albert Uderzo, criador de Asterix e Obelix, morre aos 92 anos

Quadrinista sofreu um ataque cardíaco. Foram vendidas mais de 380 milhões de cópias de suas obras

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de março de 2020 às 15:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Um dos criadores dos quadrinhos de Asterix, um dos mais famosos do mundo, Albert Uderzo, faleceu na manhã desta terça-feira (24) aos 92 anos. A família do quadrinista confirmou a morte, que aconteceu na região de Neuilly-sur-Seine, próximo a paris. 

Os familiares anunciaram que o óbito aconteceu por uma parada cardíaca, e também descartaram a possibilidade de ter sido causado pelo novo Coronavírus, que já deixou mais de 500 mortos na França. Seu genro, Bernard de Choisy disse que Uderzo “morreu em sua casa” e que “estava cansado há várias semanas” Uderzo e Goscinny criaram personagens marcantes para as histórias em quadrinhos (Foto: Divulgação) Ao lado de René Goscinny (1926-1977), Uderzo deu vida a personagens que ficarão marcados para sempre no mundo das histórias em quadrinhos. Asterix, o gaulês baixinho, ao lado de Obelix, sua eterna companhia, se juntaram a outras incontáveis figuras, como Ideafix, o cachorrinho dos heróis, e o mago Panoramix. 

A obra, lançada pela primeira vez em 1959, acumulou ao longos de décadas 380 milhões de cópias, sendo traduzidas para 111 idiomas. No total foram 24 álbuns produzidos. 

Após a morte de Goscinny, Uderzo cogitou a interromper a criação de novas histórias, mas foi convencido e criou enredos inéditos até 2011, quando passou a supervisionar os novos quadrinhos feito por outros criadores.