Além do Bahia, mais times liberam estruturas aos órgãos de saúde

Athletico-PR, São Paulo, Corinthians, Botafogo, Cruzeiro, Santos e Juventude ofereceram CTs e estádios para o combate ao coronavírus

Publicado em 19 de março de 2020 às 19:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Corinthians/Divulgação

O Bahia não foi o único time que colocou seu CT à disposição dos órgãos de saúde, para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus. Athletico-PR, Botafogo, São Paulo, Corinthians, Santos, Juventude e Cruzeiro também ofereceram suas estruturas para tratar pessoas diagnosticadas com a Covid-19.

Nesta quinta-feira (19), o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que o Esquadrão ofereceu o Fazendão para receber pacientes da doença, o que já deve ser feito nos próximos dias. "Vai alocar pacientes de longa permanência, que não necessitam de cuidados hospitalares mais complexos. Nós temos pacientes com a doença que estão apenas fazendo uso de antibióticos, de medicações de uso restrito", disse Fábio Vilas-Boas, Secretário da Saúde do Estado.

O Athletico-PR disponibilizou a Arena da Baixada e o CT do Caju aos órgãos de saúde, para que sejam usados da "forma que entenderem necessário". O estado possui 23 casos de coronavírus confirmados, com 146 suspeitos. O centro de treinamento tem 220 mil metros quadrados, com dois hotéis - com 65 quartos ao todo -, dois restaurantes, auditório e lavanderia. Já a Arena da Baixada tem capacidade para cerca de 40 mil pessoas na arquibancada.

No Rio de Janeiro, o Botafogo deixou o Estádio Nilton Santos, o Engenhão, liberado para autoridades de saúde. O local não está sendo utilizado, já que tanto os jogos quanto os treinos que são normalmente realizados na casa alvinegra estão suspensos até, pelo menos, o fim do mês. 

Já em São Paulo, estado com mais casos confirmados do novo coronavírus, três times ofereceram suas estruturas. O Corinthians disponibilizou tanto a sua Arena como o Parque São Jorge e o CT Joaquim Grava; o São Paulo liberou o CT da Barra Funda, o estádio do Morumbi e o CT da base, em Cotia; e Santos sugeriu a montagem de um hospital provisório no Salão de Mármore, que fica na Vila Belmiro.

O Cruzeiro, por sua vez, colocou seus dois clubes sociais à disposição das autoridades públicas de Minas Gerais: a Sede Campestre, que fica na região da Pampulha, e o parque esportivo do Barro Preto.

No Rio Grande do Sul, o Juventude veio à público disponibilizando seu ginásio do Centro de Treinamentos, localizado em Caxias do Sul.