Além do cabelo: veja como incluir óleo de coco na rotina de beleza

Descubra os benefícios e saiba quais são as melhores formas de usar

  • Foto do(a) author(a) Rafaela Fleur
  • Rafaela Fleur

Publicado em 11 de setembro de 2018 às 08:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock/Reprodução

Ele está na composição de incontáveis cosméticos. Em blogs de beleza, pode apostar, você também achará menções ao óleo de coco. Baratinho e fácil de encontrar, ele já ganhou o coração de muita gente.

Porém, será que o produto funciona mesmo? Os especialistas garantem que sim - mas existem ressalvas. 

“O óleo de coco possui propriedades antioxidantes, bactericidas, fungicidas, emolientes, calmantes e também hidratantes. Portanto, é um fitocosmético, ou seja, um cosmético natural. Ele pode ser usado de várias formas, para diversos fins. Essa combinação de elementos que o faz tão bom quanto dizem”, explica a esteticista e cosmetóloga Nathalie Souza, do centro de estética Bella Donnda (@belladonnda). 

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

Segundo Nathalie, apesar da fama maior do produto ser na área capilar, o óleo de coco também traz benefícios para pele, lábios e unhas. E não é só isso: serve ainda para remover maquiagem e tem até ação antibacteriana.

“Ele pode ser utilizado em pequenas feridas, para diminuir o risco de proliferação de bactérias e infecções. No entanto, isso não significa que possa substituir os medicamentos”, comenta Lidia Salles, dermatologista e diretora médica da Clínica SanLazzaro.

Cuidados A primeira recomendação das especialistas é buscar um óleo que seja 100% vegetal, extravirgem e sem aditivos, como parafina ou conservantes.“Esses ingredientes podem acarretar em alergias e comedogênese, que é a formação de cravos e espinhas”, pontua Nathalie. Como usar O seu uso capilar é indicado por conta da sua propriedade hidratante.  Além de ser usado como reparador de pontas, pode ser aplicado antes da exposição ao sol, pois minimiza os impactos causados pela radiação solar. Outra ideia é fazer umectação, ou seja, aplicar em todo o cabelo antes de dormir e remover no dia seguinte. Nas unhas, a substância também possui fator hidratante, agindo, inclusive, nas cutículas. Basta passar e deixar atuando por alguns segundos. Se você é fã de maquiagem, prepare-se: ele tem diversas funções. Uma delas é como fixador. Aplique nos lábios e passe o batom depois. Ele também pode servir como um excelente demaquilante e até ser usado  para limpar os pincéis. Para hidratar o corpo, no entanto, o produto não funciona tanto e pode até causar o famoso efeito rebote, deixando a pele ainda mais ressecada. Nesse caso, o creme hidratante continua sendo o melhor aliado. E aí, anotou?   Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: *Com supervisão da editora Paula Magalhães