Além do pavê: receitas para inovar na sobremesa da ceia de Natal

Tem cheesecake de avelã, torta espanhola, rabanada de forno e até opção fit

Publicado em 13 de dezembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

Você vai fazer um jantar de Natal e não sabe o que servir como sobremesa? É convidado de alguma ceia e quer levar um doce diferente? Ou, simplesmente, não aguenta mais o tradicional pavê? Calma, seus problemas acabaram.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: Fizemos um listão com dez opções de delícias para você fechar a refeição com chave de ouro. Tem cheesecake de creme de avelã, panetone com mousse de Nutella, rabanada de forno, mil folhas de manga e até versão fit do panetone.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Panetone com mousse de Nutella e ganache Por Arno e Rochedo Panetone tem interior de Nutella (Foto: Arno/Rochedo/Divulgação) Ingredientes 1 chocotone de 750g 300g de creme de leite fresco 400g de Nutella 200g de chocolate meio amargo 200g de creme de leite fresco

Preparo Com uma faca de serra, tire a tampa do chocotone. Reserve. Faça uma cavidade no chocotone usando uma faca e reserve. "Rasgue" um pouco dessa massa e reserve.

Na batedeira bata o creme de leite fresco até formar chantilly. Em uma vasilha, incorpore, aos poucos, o chantilly à Nutella, misturando delicadamente. Recheie o chocotone intercalando a mousse com alguns pedaços de massa de panetone. Feche a tampa e leve para gelar. Sugestão: sirva com uma calda de chocolate.

Bolinho de Papai Noel com biscoito recheado  Por Treloso Decoração do bolinho lembra o chapéu de Papai Noel (Foto: Treloso/Divulgação) Ingredientes 2 pacotes de biscoitos recheados sabor chocolate  100 gramas de margarina 2 ovos 1 xícara de chá de açúcar 1 xícara de chá de farinha de trigo 1/2 xícara de chá de achocolatado em pó 2 colher de chá de fermento em pó 1/2 xícara de chá de leite 1 pitada de sal Chantilly a gosto Morangos frescos

Preparo Bata o açúcar com os ovos inteiros. Depois de bem batidos, coloque a manteiga e os ingredientes secos alternando com o leite. Triture os biscoitos recheados sabor de chocolate e misture a massa. Coloque a massa para assar em uma forma de alumino e reserve.

Depois de frio, corte no formato desejado. Decore com o chantilly e com os morangos.

Torta de Santiago Por João Leite, chef e professor do Centro Universitário FMU Torta de Santiago é sobremesa tradicional na Galícia (Foto: Shutterstock/Reprodução) Ingredientes 6 ovos 300 gramas de farinha de amêndoa 300 gramas de açúcar 250 gramas de farinha de trigo 140 gramas de manteiga 25 ml de licor amareto (sabor amêndoa) 1 colher de água Canela em pó

Preparo Em um bowl, coloque a farinha de trigo, a manteiga derretida, uma gema e uma colher de água. Misture rapidamente. Forre o fundo de uma forma redonda de 30 cm com a mistura. 

Na batedeira, coloque farinha de amêndoa, o açúcar, a canela e o licor. Ligue a batedeira na velocidade baixa e adicione os 5 ovos restantes. Bata por aproximadamente 15 minutos, até que a mistura esteja cremosa e esbranquiçada.

Coloque o recheio sobre massa. Não coloque muito até as bordas, pois a massa crescerá um pouco. Asse a 150º por 40 minutos. Finalize com o açúcar de confeiteiro.

Gelatina natalina com mousse de limão Pela culinarista e nutricionista Cinthya Maggi para Castelo Alimentos Sobremesa de gelatina é leve e refrescante (Foto: Daniel Cancini/Divulgação) Ingredientes 1 embalagem de pó para gelatina sabor cereja 1embalagem de pó para gelatina sabor limão 1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor (12 g) ½ xícara (chá) de água

Creme de limão 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g) 4 colheres (sopa) de água 1 lata de leite condensado ½ xícara (chá) de sumo de limão 1 caixinha de creme de leite (200g)

Preparo Dissolva cada sabor de gelatina em 2 xícaras (chá) de água fervente. Dissolva a gelatina em pó sem sabor em cinco colheres de sopa de água fria, espere hidratar por 1 minuto e leve ao fogo em banho-maria para dissolver. Coloque a metade da gelatina sem sabor dissolvida na gelatina de limão e a outra na gelatina de cereja.

Para o creme de limão, hidrate a gelatina sem sabor na água e dissolva-a em banho-maria. Bata em um liquidificador com o leite condensado, o sumo de limão e o creme de leite.  Montagem Em um refratário, coloque a metade da gelatina de cereja e leve à geladeira até firmar. Depois, acrescente um terço do creme de limão e leve à geladeira até firmar. Adicione a metade da gelatina de limão sobre as camadas de gelatina e creme já firmes e reserve na geladeira até firmar.

Continue preparando e colocando as camadas alternadamente até terminar com a gelatina de cereja. Deixe na geladeira até a hora de servir. Corte em quadrados e se quiser, enfeite com chantilly e limão.

Dica: se quiser apressar o preparo, deixe a gelatina endurecer no freezer por cerca de 15 minutos e quando acabar as camadas, mantenha na geladeira. Rendimento: 8 porções. Tempo de preparo: 60 minutos.

Rabanada de forno Por Arno e Rochedo A rabanada de forno usa pão amanhecido (Foto: Arno/Rochedo/Divulgação) Ingredientes 1/2 xícara de leite 1 lata de leite condensado 1 colher de chá de canela em pó Pão filão amanhecido e fatiado Açúcar e canela para polvilhar

Preparo Corte os pães em fatias de aproximadamente 2cm de espessura e deixe de um dia para outro fora da embalagem para deixar ressecado. Em um bowl, misture o leite, leite condensado e canela em pó. Banhe as fatias de pão nessa mistura.

Coloque as fatias em uma assadeira e leve ao forno pré aquecido a 180º por 10 minutos, tire a assadeira do forno para virar as fatias da rabanada e volte ao forno por mais 5 ou 10 minutos (até que estejam levemente douradas). Passe as rabanadas na mistura de açúcar e canela.

Mil folhas de manga Por Electrolux O mil folhas tem, entre os ingredientes, a massa folhada (Foto: Shutterstock/Reprodução) Ingredientes 300 g de massa folhada laminada crua

Recheio 3 xícaras (chá) de manga em pedaços (cerca de 3 mangas médias) 3 colheres (sopa) de amido de milho ½ xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de creme de leite fresco, bem gelado

Para enfeitar 1 manga média em cubinhos

Preparo Coloque a massa folhada descongelada em uma assadeira grande molhada com água, fure com um garfo em várias partes e leve ao forno médio (200◦C), pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até ficar dourada e estufada. Retire, espere 5 minutos e corte em 3 partes iguais. Deixe esfriar.

Bata a manga e o açúcar e leve ao fogo até engrossar, por cerca de 10 minutos, mexendo sempre. Retire e deixe esfriar. Coloque o creme de leite e bata em velocidade média até ficar firme. Retire e misture delicadamente com o creme de mangas.

Montagem Coloque uma parte da massa folhada assada em um prato de servir e distribua um terço do creme de mangas. Coloque mais uma parte de massa e coloque mais um pouco do creme. Coloque a última massa e o restante do creme por cima. Enfeite com as mangas em cubinhos. Deixe na geladeira até a hora de servir. Rendimento: 12 porções. Tempo de Preparo: 60 minutos.

Cheesecake de creme de avelã  Por Mondial Cheesecake de creme de avelã promete agradar a todos (Foto: Divulgação) Ingredientes 130 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente 200 g de biscoito tipo maisena 300 g de cream cheese 70 g de açúcar 70 ml de leite integral 1 colher de sopa de amido de milho 3 ovos 450 g de creme de avelã 50 ml de creme de leite fresco

Preparo No seu liquidificador, triture o biscoito de maisena até virar uma farinha. Com as mãos, misture essa farinha de biscoito com a manteiga, até virar uma espécie de farofa, e use-a para forrar o fundo e as laterais de uma forma de 21 cm com fundo removível.

Na sua batedeira, bata o cream cheese com o açúcar, até virar uma pasta homogênea. Depois, adicione os ovos inteiros e bata mais. Enquanto isso, dissolva o amido de milho no leite e acrescente na mistura. Por último, adicione 350 g do creme de avelã e bata até a massa ficar bem homogênea.

Despeje a mistura sobre a base de biscoito e leve ao forno a 160ºC, por aproximadamente 25 minutos − o cheesecake vai crescer bastante durante a cocção. Depois, deixe esfriar e, com a ajuda de uma colher, aperte esse recheio que cresceu para deixar a superfície lisa para receber a cobertura.

Na batedeira, bata 100 g de creme de avelã e 50 ml de creme de leite, até obter uma textura lisa. Em seguida, cubra a torta com esta mistura. Refrigere por 2 horas antes de servir.

Cheesecake de creme de avelã (outra receita) Por Electrolux Esta outra versão da sobremesa leva gelatina (Foto: Shutterstock/Reprodução) Ingredientes 100 gramas de biscoito de leite 50 gramas de manteiga derretida; 1 xícara de creme de avelã; 1 lata de creme de leite; ½ xícara de chá de açúcar; 150 gramas de cream cheese; 24 gramas (1 pacote) de gelatina incolor.

Preparo Triture o biscoito até que fique uma farofa fina, junte a manteiga derretida e misture até ficar com aparência de areia molhada. Forre o fundo de uma forma de 15 cm com a farofa do biscoito, pressionando bem para que fique bem compactado e leve para gelar por 30 minutos.

Bata o Creme de Avelã, o cream cheese, o creme de leite e o açúcar até ficar homogêneo. Hidrate a gelatina de acordo com as instruções e junte ao creme e bata para misturá-los. Despeje com cuidado o creme na massa e leve para gelar por pelo menos 2 horas. Para servir, decore com frutas da sua preferência. 

Rabanada Fit Por Esther Vitorazzi, nutricionista do Armazém Fit Store A tradicional rabanada ganha versão fit (Foto: Shutterstock/Reprodução) Ingredientes 1 xícara de leite vegetal 1 xicara de suco de uva integral 1 colher de sopa de xylitol 4 fatias do pão francês sem glúten da schar 1 colher de sopa de leite de coco em pó 1 colher de chá de xylitol 1 colher de chá de canela em pó 1 ovo 1 clara

Preparo Em um prato fundo, misture o leite, o suco de uva e uma colher de sopa de xylitol. Em outro prato, coloque o ovo e a clara e bater com um garfo. Em seguida, passe as fatias de pão no leite e no ovo, respectivamente.

Coloque em um tabuleiro untado no forno e assar até dourar e ficar crocante. À parte, misture o leite em pó, uma colher de chá de xylitol e a canela para polvilhar as rabanadas. Sirva quente.

Panetone de chocolate e frutas secas em versão saudável Por Karla Maciel, consultora nutricional da E4 Panetone criado por nutricionista tem receita saudável (Foto: Shutterstock/Reprodução) Ingredientes Pré – fermentação 1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo ½ xícara (chá) de suco de laranja 1 colher (sopa) de açúcar de coco 1 xícara (chá) de farinha de arroz

Massa 3 ovos ½ xícara (chá) de óleo de coco 1 colher (sopa) de vinagre de maçã 1 colher (sopa) de essência de panetone ½ xícara (chá) de farinha de aveia sem glúten 1 xícara (chá) de polvilho doce 1 colher (chá) de CMC ou goma xantana ¾ de xícara (chá) de açúcar mascavo ½ colher (chá) de sal 1 xícara (chá) de chocolate amargo 70% picado 1 xícara (chá) de uva-passa 1 xícara (chá) de oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes)

Preparo Pré-fermentação Dissolva o fermento no suco de laranja, acrescente o açúcar de coco e ¾ de xícara de farinha de arroz. Deixe descansar por 1 hora e reserve.

Massa Bata os ovos em uma batedeira até esbranquiçarem, adicione o óleo de coco, o vinagre e a essência de panetone e, em seguida, os ingredientes secos (farinha de aveia, polvilho doce, CMC ou goma xantana, açúcar mascavo e sal) peneirados, juntamente com a esponja (a massa após pré-fermentação).

Incorpore o chocolate (cacau 70%), as uvas-passas e as oleaginosas à massa e acomode a mistura em formas de mini panetone, cobrindo até a metade e deixando-as descansar por 10 minutos.

Coloque os panetones  em uma assadeira e asse-os a 180˚C por 30 minutos, em média. Faça o teste do palito: se ao colocá-lo na massa ele sair limpo, significa que já está assado.

Por fim, decore como preferir com laços e frutas secas ou frescas.