Alemanha: aliados de Merkel perdem maioria em eleição na Baviera

Partido-irmão do da chanceler, CSU terá que fazer coalizão pela 2ª vez desde 1962

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2018 às 21:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: John Macdougall/AFP

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, viu o partido-irmão do seu sofrer uma perda histórica no estado da Baviera, nas eleições estaduais deste domingo (14/10). O resultado promete afetar seu governo de coalizão formado por três partidos e negociado com dificuldade.

As projeções da TV pública ARD apontaram 35,6% dos votos para a União Social Cristã (CSU), legenda irmã da União Democrata Cristã (CDU) de Merkel. É uma queda de 12 pontos percentuais em relação à última votação, pior resultado em eleições em quase 70 anos.

Com isso, o partido perdeu a maioria absoluta que vinha tendo no estado desde 1962 e terá que correr atrás de aliados para uma coalizão.

O Partido Verde, por sua vez, cresceu quase dez pontos percentuais e chegou aos 18,3% dos votos, de acordo com a mesma projeção. Em terceiro lugar nas eleições deste domingo vieram os Eleitores Livres (Freien Wähler), com 11,6% dos votos. Em seguida vem o partido Alternativa para a Alemanha (AfD), populista de direita, com 10,9% dos votos.

O parceiro de coalizão do governo Merkel, o Partido Social-Democrata (SPD), obteve apenas 9,7% dos votos – quase 11 pontos percentuais a menos que na última eleição.