Alexandre Aleluia será presidente da CCJ da Câmara em 2019

por Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O vereador Alexandre Aleluia (DEM) será o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Salvador a partir de janeiro de 2019. Considerado o mais importante colegiado da Casa, a CCJ atualmente é presidida por Paulo Magalhães Júnior (PV), cotado para liderar a bancada de governo a partir do próximo ano. A confirmação foi dada pelo presidente eleito do Legislativo, Geraldo Júnior (SD). O presidente justifica a decisão pelo fato de Aleluia, segundo ele, ter demonstrado prezar pelo equilíbrio. “Costumo dizer que ele tem uma  aproximação comigo, porque eu fico que nem um drone, de cima, olhando as coisas acontecerem, não permitindo as injustiças. Na CCJ tem que ter isso”, afirmou. Nos bastidores, Aleluia já vinha se articulando para ficar com o posto. 

Desejo No discurso após a eleição, na semana passada, Geraldo Júnior já havia sinalizado o desejo para que o democrata comandasse o colegiado em sua gestão.

Raio-x do crime A Superintendência da Polícia Rodiviária Federal (PRF) na Bahia vai contar  com um scanner móvel para o combate ao contrabando, especialmente de drogas e armas. O equipamento, chamado por policiais de raio-x do crime, será adquirido com recursos de emendas parlamentares destinadas pela bancada baiana na Câmara dos Deputados para o orçamento do próximo ano. Um scanner custa, em média, R$ 1,5 milhão e chega a ter penetração mínima de 290 milímetros em aço.

Segurança A bancada ainda destinou cerca de R$ 20 milhões para a compra de equipamentos para as forças de segurança pública do estado. As definições ocorreram em reunião na semana passada.

Novos planos Eleito deputado federal, o ex-presidente da Câmara de Barreiras Carlos Tito  (Avante) já mira a disputa pela prefeitura da cidade em 2020. Derrotado em  2016, Tito deve entrar novamente na corrida e já articula alianças para viabilizar uma possível candidatura. 

Adiado Alvo de críticas do setor produtivo, o projeto de lei que aumenta em até 74% taxas cartoriais do Poder Judiciário teve novamente sua votação na Assembleia Legislativa adiada. Inicialmente, a matéria seria apreciada hoje, mas ficou para a próxima semana após reunião entre integrantes das bancadas do governo e oposição e do Poder Judiciário. A queixa é que o aumento impacta no direito fundamental do livre acesso à Justiça.

Encontro O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM) estão sediando o Fórum Nacional de Auditoria, evento voltado para presidentes e técnicos das Cortes dos estados. O objetivo do encontro é buscar o alinhamento dos Tribunais de Contas nos seus trabalhos de fiscalização."Historicamente excluída, a população negra vive em um círculo de falta de acesso à educação e, consequentemente, aos postos de trabalho. Neste mês, sobretudo no dia 20, Dia da Consciência Negra, nos mobilizamos para discutir assuntos como esse e traçarmos estratégias de luta”, Ireuda Silva, vereadora, do PRB, que propôs a realização, na Câmara de Salvador, de uma sessão especial que terá como foco o combate à marginalização do negro na capital da Bahia. O evento ocorrerá na próxima sexta-feira e integra as comemorações do Novembro Negro na Câmara