Alexi quer diálogo para ter Sport de volta ao Nordestão em 2019

Por divergências, time pernambucano abriu mão de disputar o regional em 2018

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 6 de setembro de 2017 às 18:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO

A ausência mais sentida no sorteio da fase de grupos da Copa do Nordeste na quarta-feira (6), em São Luís, sem dúvida foi a do Sport, atual vice-campeão regional e que abriu mão de disputar o torneio por divergências financeiras.

O presidente da Liga do Nordeste, o baiano Alexi Portela Júnior, lamentou a ausência de um dos maiores clubes da região e admitiu uma tentativa de reaproximação com os dirigentes pernambucanos: “Nós sempre vamos conversar com os clubes. Só não conversamos ainda com o Sport porque está tudo muito recente”, afirmou.

“Claro que vamos tentar demovê-los dessa situação. Espero que o Sport reveja essa posição, pois é do interesse de todo mundo tê-los de volta”, disse Portela, que lembrou também a reaproximação com o Leão da Ilha em 2012 para que a Copa do Nordeste fosse resgatada a partir do ano seguinte.

Alexi voltou a refutar os argumentos do Sport de que a competição é deficitária para os grandes clubes. “Se o valor é justo ou não, é o valor que nós conseguimos no mercado. Eu sempre quero mais para os clubes, mas em cinco anos tivemos um aumento de 238% na premiação. Em 2013 foram distribuídos entre os clubes R$ 6,8 milhões; em 2018 serão R$ 22,5 milhões. Além disso, os clubes não têm um centavo de despesa. Passagem, hospedagem e alimentação são pagos pela Liga. O valor é pequeno? Eu pergunto: quanto os estaduais pagam para os clubes, com praticamente o mesmo número de jogos?”, finalizou.

Problemas O presidente da Liga do Nordeste admitiu, porém, problemas no formato do regional que será posto em prática a partir de 2018, com uma fase seletiva. Dois confrontos do chamado pré-Nordestão já aconteceram, entre Fluminense de Feira x Globo-RN e CSA x Parnahyba-PI, tendo Globo e CSA avançado à fase de grupos.

Dois, entre Náutico x Itabaiana-SE e Treze-PB x Cordino-MA, ainda não têm data. Os clubes sergipano, paraibano e maranhense estão sem calendário neste segundo semestre e não montaram time.

“Esses jogos devem acontecer somente em janeiro do ano que vem. Estamos tentando ajustar para que não atrapalhe os clubes. Podemos adiantar os jogos para novembro, já que Cordino e Treze montam seus times antes do início do ano. No caso do Náutico, temos que ver como não atrapalhar as férias deles, que é em dezembro”, disse Alexi.

*O repórter viajou a São Luís a convite do Esporte Interativo.