Aliados de Bolsonaro na Bahia atribuem cerco sobre a Ford a políticos paulistas

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de março de 2019 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na Bahia detectaram digitais de políticos paulistas na onda de boatos sobre um suposto plano do governo para retirar incentivos fiscais concedidos à Ford e o consequente fechamento da fábrica da companhia em Camaçari. “Essa conversa não passa de espuma criada em São Paulo por causa do fim das atividades da montadora em São Bernardo do Campo, cujo objetivo é pressionar para tentar obter alguma compensação”, disse o ex-deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), um dos principais interlocutores da Ford na esfera política. “São Bernardo fechou porque produzia basicamente caminhões e companhia decidiu sair desse mercado. Já Camaçari fabrica carros”, emendou Aleluia, que se reunirá hoje com a cúpula da Ford no Brasil.Meia embreagem A princípio, disse Aleluia, a montadora descartou o fechamento. “Não há também a menor hipótese de corte nos incentivos para a indústria automotiva no Nordeste. O governo sabe que seria um desastre”, afirmou.

Fala, Dayane! A deputada federal Dayane Pimentel, presidente estadual do PSL, negou que o diretório do partido na Bahia tenha sido suspenso, como foi noticiado na edição de anteontem, com base em dados disponibilizados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por meio de sua assessoria, a parlamentar afirmou que a suspensão se refere apenas a repasses do fundo partidário, devido à falta de prestação das contas do PSL relativas a 2017. À época, informou a deputada, a sigla era comandada por outro grupo político, sem relação com os atuais dirigentes. Antes de Dayane, o partido era presidido pelo deputado federal Marcelo Nilo, hoje no PSB.

Na posta de cima A Bahia lidera o ranking dos estados nordestinos que tiveram a maior quantidade de empresas abertas em fevereiro, com 13.033 negócios criados, aponta novo balanço do Empresômetro, grupo que atua na área de inteligência de mercado. O número é quase o dobro do registrado em Pernambuco (7.200) e no Ceará (7.011), respectivamente, segundo e terceiro lugares. No ranking nacional, a Bahia está em sexto, abaixo de São Paulo (77.257), Minas (29.120), Rio (24.663), Paraná (18.102) e Rio Grande do Sul (14.520).

Sopapo na rede Autor do polêmico projeto que acaba com a cota de 30% de candidaturas femininas, o senador Angelo Coronel (PSD) não para de arrumar confusão com as aliadas. Após acusar a deputada federal Lídice da Mata (PSB) de usar o lema “farinha pouca, meu pirão primeiro” na divisão da verba de campanha entre as mulheres, resolveu alfinetar no Twitter a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), que, para ele, não deveria reclamar, pois foi eleita por mérito. O troco veio em dobro: “Falar de mérito é fácil quando se é homem, branco e rico”.

Pista livre O deputado federal Cacá Leão (PP) está a um passo de assumir a coordenação da bancada baiana no Congresso. Parlamentares que acompanham as negociações garantem que ele já consolidou maioria no grupo.Política se faz com gestos. Agora, vamos aguardar as movimentações do governo  Elmar Nascimento, deputado federal da Bahia e líder do DEM na Câmara, em entrevista á Folha de S.Paulo sobre o aceno do Planalto aos parlamentaresPílulaSanto forte - O Terreiro Kalè Bokùn, reconhecido pela Fundação Gregório de Mattos como Patrimônio Cultural de Salvador, será oficialmente tombado hoje pela prefeitura. Trata-se do primeiro terreiro da nação Ijexá a conseguir o tombamento em todo o Brasil.