Aluna mais idosa da rede municipal de Salvador, dona Norberta morre aos 102 anos

Em 2017, o CORREIO contou a história dela, que cursava a Educação para Jovens e Adultos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de março de 2020 às 09:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr./CORREIO

Aos 102 anos, dona Norberta Pereira de Assis, que ficou conhecida como a aluna mais idosa da rede municipal de Salvador, morreu na noite da última terça-feira (4). Desde 2016, ela frequentava a Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Comunitária Cristo Redentor, na Chapada do Rio Vermelho.

Em 2017, o CORREIO contou a história de dona Norberta, então com 99 anos.“Estudo aqui e em casa para continuar minha missão”, contou, à reportagem, na época. A missão a que se referia, para ela, era óbvia. “Estudar, claro”, respondeu.Foi levada à escola por uma vizinha. Dizia que não aguentava mais ficar sozinha em casa e a vizinha percebeu a situação. “Não sei porque eles (os jovens) não gostam de estudar. Eu sou boa aluna, graças a Deus”, contou, em 2017, antes de declarar o amor pela professora. “Ela me ensina e me ajuda”, explica. 

Dona Norberta era sempre a primeira a chegar na escola. Por vezes, entrava na sala antes mesmo da professora. Costumava sentar em uma mesa mais alta, como a dos professores e diferentes dos colegas, que usavam as carteiras que também eram usadas pelas crianças, durante o dia.

Ao chegar na instituição, já sabia ler, mas não tinha costume. A escola teve que se adaptar à aluna. As letras das provas tinham um tamanho maior e sempre havia alguém para ajudá-la na escada. 

“Uma pessoa totalmente lúcida. Observadora, participava das aulas e era o xodó da nossa EJA”, afirmou Regina Souza dos Santos, vice-diretora do matutino e professora na EJA, em nota divulgada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), nesta quinta-feira (5). 

Segundo a professora, dona Norberta seria a figura principal de um novo projeto a ser desenvolvido pela escola.“Vamos trabalhar com a EJA a história de vida das mulheres. A culminância será a construção da biografia delas, em um livro produzido na própria escola. E a primeira entrevistada seria a nossa aluna Noberta. Ela tinha uma história de vida muito intensa, bonita e de luta”, explicou. “É uma grande perda para todos nós. Sua vida e sua presença nos trouxeram muitos aprendizados. Ela ficará sempre na nossa memória”.O enterro foi na tarde de quinta-feira (5), no cemitério Bosque da Paz. Em nota, a Smed informou, através do órgão central, Gerência Regional e unidade de ensino, lamentou o falecimento da aluna Norberta de Assis e transmitiu “os sentimentos de solidariedade e pesar aos familiares, amigos e colegas”.