Aluno com síndrome de Down conclui faculdade e ganha nota 10 no TCC

brasil
10.12.2015, 20:38:00
Atualizado: 10.12.2015, 22:13:31

Aluno com síndrome de Down conclui faculdade e ganha nota 10 no TCC

Gabriel foi primeiro aluno com Down a concluir um curso de graduação na UFPel

Um jovem de 27 anos conseguiu concluir a faculdade com nota 10 no trabalho de conclusão de curso (TCC). Essa história seria só mais uma, se não fosse pelo fato de o recém-graduado em teatro, Gabriel Almeida Nogueira, ser o primeiro aluno com síndrome de Down a concluir um curso de graduação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul.

O tema do TCC, entre na quarta-feira (9), foi 'Oficina de Teatro Down: Todos Somos Capazes de Fazer Tudo'. De acordo com informações do site 'Uol', a apresentação começou com um vídeo do projeto 'Novos Caminhos', da Faculdade de Educação, onde Gabriel estagiou e fez sua pesquisa. 

(Foto: Divugalção/UFPel)

Em seguida, ele apresentou um trecho de 'Hamlet', obra de William Shakespeare, para a banca examinadora. Gabriel também é bolsista e faz parte do projeto de extensão 'Fronteiras da Diversidade', do Núcleo de Artes, Linguagens e Subjetividade (NALS).

A mãe de Gabriel, Joseane Almeida, conversou com a assessoria da UFPel e falou, com orgulho, das conquistas do filho. "Ele sempre nos surpreende. Superando suas próprias limitações, querendo seguir adiante e ter uma vida ativa. Isso é mérito dele e das pessoas que acreditaram nele. A Universidade deu essa grande oportunidade, não estabeleceu limites e 'deu corda' para que ele seguisse em frente", disse Joseane. 

(Foto: Divugalção/UFPel)

A professora Fabiane Tejada, que fez parte da banca, também falou sobre a trajetória do estudante. "Ele tem características fundamentais ao professor de teatro: sensibilidade, respeito, disciplina e capacidade de conviver em grupo. Será um ótimo professor", disse Tejada.

Para o professor Alexandre Marques, da Escola Superior de Educação Física, a maneira como a sociedade vê pessoas com síndrome de Down tem evoluído ao longo dos anos. 

"As pessoas têm que buscar sua identidade, independentemente do tipo de deficiência que possuem. Precisamos acreditar nelas e pessoas como o Gabriel têm mostrado isso", afirmou.

A banca elogiou o trabalho apresentado e destacou o comprometimento de Gabriel. Após muitos aplausos e nota 10, o estudante agradeceu aos presentes e a todos que contribuíram para sua trajetória acadêmica. "Estou emocionado e feliz. Esse trabalho vai ajudar outras pessoas", disse.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/oxumare-faz-ato-ecumenico-em-defesa-das-florestas-e-da-tolerancia-religiosa/
Celebração contou com a participação de representantes de cinco religiões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-em-sp-o-cantor-portugues-roberto-leal-aos-67-anos/
O cantor vinha há dois anos tratando um câncer de pele, e teve complicações na última semana
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/toquinho-ivan-lins-e-mpb4-comemoram-50-anos-de-musica/
Artistas trazem a Salvador show que está há 4 anos na estrada e no qual cantam seus grandes sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/teago-oliveira-se-prepara-para-lancar-o-primeiro-album-solo/
Vocalista da banda Maglore é o convidado da coluna Meu Domingo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/torcedores-do-vitoria-arrecadam-latas-de-sardinha-apos-milho-na-fonte-nova/
Revanche para milho derramado na Fonte Nova antes do jogo do Vitória veio também em forma de provocação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/antes-de-jogo-do-vitoria-dezenas-de-quilos-de-milho-sao-despejados-no-entorno-da-fonte-nova/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/famosa-por-covers-de-amy-clariana-lanca-primeiro-ep-com-musicas-autorais/
Cantora baiana apresenta 'Pra Sentir', com três faixas inéditas; confira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/enganado-nigeriano-que-aparece-em-video-do-governo-bolsonaro-e-alvo-de-racismo/
'Fiquei mal, não consegui sair de casa', relata professor que vive em Salvador
Ler Mais