Alunos aprendem lições de ecologia e são orientados a espalhar mensagens

Crianças participam de limpeza de praias da capital neste sábado (15)

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 14 de setembro de 2018 às 16:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO
. por Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

A brincadeira pós-intervalo na manhã desta sexta-feira (14) parecia ser simples. Os alunos do 3° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Carlos Onofre, na Federação, precisavam separar o lixo, jogando-o em suas respectivas lixeiras de coleta seletiva. Toda sujeira no pequeno jardim da instituição foi espalhada de propósito pelas educadoras só para fazer as crianças lembrarem da importância do ato.

O intuito do passatempo, de acordo com agente de educação Maiana Dias, é fazer com que as 25 crianças do 3° ano entendam a necessidade da coleta seletiva e passe a mensagem adiante.

A missão de compartilhar o aprendizado em casa e com outros coleguinhas é importante, explica a agente, porque muitos dos pequenos moram em áreas carentes que, corriqueiramente, sofre com os problemas do descarte irregular de lixo, como alagamentos e deslizamentos de terra. “A mudança vem deles. Não vamos conseguir mudar o mundo da noite para o dia, mas se a gente começar a mudar aos poucos, no futuro, os filhos dos filhos vão ser pessoas mais conscientes, não repetindo os nossos erros. É um efeito de curto e longo prazo”, pontua Maiana.Aprendizado Antes de começar a coleta, os alunos, sentados no chão do pátio da escola, lembraram algumas orientações que receberam durante uma visita ecológica que realizaram no mês passado a um parque ambiental. Às crianças foi passado que para ter um vida mais sustentável é preciso seguir à risca a "regrinha dos três erres": Reciclar, reutilizar e reduzir.

"Professora, reutilizar é, por exemplo, usar a mesma folha de caderno no lado contrário, sem precisar arrancar uma nova", disse a pequena Isabele Deiró, 9 anos. "Reciclar é usar a latinha para fazer uma outra coisa que a gente possa usar depois", arriscou Luna Chao, 8.

As atividades também aconteceram, de forma simultânea, em outras escolas do município, como na Escola Municipal Ilha de Maré e na Escola Municipal Professor Ítalo Gaudenzi, localizada em Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário.

[[galeria]]

Dia da limpeza Essa não foi uma ação pontual. Existem outras atividades que fazem lembrar aos alunos valores ambientais e de cidadania, como a campanha internacional do Dia Mundial da Limpeza, intitulada World Cleanup Day, que ocorre neste sábado (15), quando voluntários de 150 países, incluindo o Brasil, se dividem para retirar lixos e resíduos sólidos de áreas como praias, rios, florestas, parques e ruas.

Durante o dia, estudantes e voluntários irão a diversos locais da cidade como o Farol da Barra, Itapuã e Ribeira, para coletar resíduos sólidos despejados ilegalmente, especialmente na praia. Na Barra, a mobilização começa às 7h e segue até 13h30; na Ribeira e em Itapuã, começa às 8h e termina às 13h.

As atividades contam com apoio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e a programação completa pode ser consultada clicando aqui. No Brasil, a instituição responsável por organizar e coordenar as ações em todo o território nacional é a Limpa Brasil. O evento tem parceria da Organização das Nações Unidas (ONU); a Limpurb participa da ação desde 2014.

Além da coleta de lixo, os voluntários irão abordar com o público presente a importância do descarte correto de resíduos sólidos urbanos. Salvador é uma das 300 cidades brasileiras que participam do evento em 2018.