Alunos da rede municipal participam de ação para limpar praia de Itapuã

Crianças recolheram lixo e aprenderam lições de preservação do meio ambiente

  • Foto do(a) author(a) Milena Hildete
  • Milena Hildete

Publicado em 6 de junho de 2018 às 14:22

- Atualizado há um ano

 Lucas foi para a praia de Itapuã nesta terça (Foto: Marina Silva/CORREIO) O estudante Lucas Victor Santos, 9 anos, adora ir pra praia. Os passeios junto com a família, no entanto, costumam ser nos finais de semana, quando sempre se diverte batendo baba e tomando banho de mar. Mas, na manhã desta quarta-feira (6), Vitor foi até o local por um motivo diferente. Saiu da Escola Municipal Raymundo Lemos de Santana, no bairro do Jardim das Margaridas, para limpar a praia de Itapuã, junto com os colegas de classe. “Eu fiquei feliz quando a pró falou que a gente vinha limpar a praia, porque a água precisa ficar limpa para os animais ficarem vivos”, comentou o rapazinho.A ação que Lucas participou faz parte de uma campanha educativa que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte irregular de resíduos na orla de Salvador.

A iniciativa, que integra a programação da semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uniu dois projetos: o “Operação Praia Limpa”, promovido pela Limpurb, e “Jogando Limpo com a Praia”, do Salvador Norte Shopping.

Foi a professora Cristina Medina que acompanhou os alunos do 3º ano do ensino fundamental no passeio educativo. Segundo ela, a atividade prática contribui para a conscientização dos alunos. “A gente trabalha com conteúdos relacionados ao meio ambiente no material que a gente já tem na rede municipal e, agora, eles estão colocando em prática. Os alunos ficaram muito empolgados com o passeio, porque a nossa realidade é ficar mais na sala de aula”, disse.

[[publicidade]]

Quem também esteve por lá foi o pequeno Jociel Oliveira Santos, 8 anos. Ele garantiu que conseguiu pegar muito lixo que estava na areia. "Eu acho que a areia da praia tem que ficar limpa sempre e que todo mundo precisa ter cuidado com o mar", comentou o pequeno.

O cordenador de desenvolvimento do Grupo JCPM (que administra o Salvador Norte Shopping), Fabiano Memeri, disse que o centro de compras consegue trazer o debate do descarte de resíduos para a comunidade do entorno do centro de compras.

"Estamos lançando premissas ambientais do grupo ao longo desta semana. Ano passado, nós tiramos uma tonelada de resíduos. Esse ano, nós esperamos que tenha menos lixo. Tudo isso impacta na saúde e na vida de quem frequenta a praia", afirmou ele.

O presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira, disse que a ação contribui para que a população se conscientize sobre o cuidado com o meio ambiente. “A Limpurb trabalha para garantir um serviço de limpeza urbana eficiente com o objetivo maior de promover a saúde da população e o cuidado com o meio ambiente. Ações como essa são importantes para mostrar o impacto que o descarte irregular de resíduos pode trazer para toda a sociedade e também para a vida marinha", comentou.

Ainda segundo o presidente da Limpurb, essa ação é em comemoração à Semana do Meio Ambiente, mas é preciso que a consciência ambiental nos acompanhe durante todos os dias. "Só assim teremos uma cidade mais limpa e melhor para se viver”, defendeu.

Na ação, a Limpurb disponibilizou os agentes de limpeza e parte da equipe de educação ambiental. Na ocasião, foram distribuídas sacolas biodegradáveis e lixeiras de carro para ajudar no acondicionamento dos materiais descartados.

Nos primeiros três meses desse ano, foram recolhidos pela Limpurb 4,5 mil toneladas de resíduos nas praias. Em 2017, a empresa recolheu mais de 14 mil toneladas de resíduos nas praias de Salvador entre São Tomé de Paripe e Ipitanga.

Entre as praias que mais acumulam resíduos estão Porto e Farol da Barra, Piatã, Itapuã, Cantagalo e Tubarão. Todas elas já receberam a Operação Praia Limpa em ações realizadas desde o início deste ano.

Mais conscientização Para fechar a programação da Semana do Meio Ambiente, o Salvador Norte Shopping vai oferecer nesta quinta-feira (7) palestras sobre meio ambiente e atitudes responsáveis. O evento gratuito será realizado no piso L3 do shopping em São Cristóvão.

Nesta quinta, os clientes do Salvador Norte e também do Salvador Shopping vão poder poder trocar óleo de cozinha usado por sabão. É possível garantir uma barra do produto a cada 250 ml de óleo, que será destinado à Biotank, empresa especializada em coleta, tratamento e destinação adequada desse tipo de resíduo.

A ação acontece das 9h às 22h, na Praça de Serviços (Piso G1) do Salvador e no piso L1 (próximo à Caixa Econômica) do Salvador Norte.