Alunos farão mutirão de limpeza e plantio de mudas em ação do Limpa Brasil

Agentes de Educação e de Saúde também participam do evento

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 13 de junho de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

Cerca de 220 pessoas se reuniram em um teatro, na tarde do Dia dos Namorados, para melhorar o relacionamento… com o meio ambiente! O evento, realizado no Teatro da Cidade, contou com alunos do Villa Campus, agentes de educação do Parque Social, Escola Municipal Comunitária de Canabrava e da Secretaria Municipal de Saúde.

Além da palestra com Tião Santos, personagem principal do documentário Lixo Extraordinário, que concorreu ao Oscar, o primeiro dia do evento contou com a palestra “A importância e os benefícios do descarte correto”, do Vale Luz, e com Reflexão sobre os impactos causados pelo lixo, conduzida pela equipe do Parque Social, organização sem fins lucrativos que desenvolve a capacitação de jovens.

Nesta quarta-feira (13), os participantes vão pra rua fazer um mutirão para coletar resíduos sólidos recicláveis e plantar mudas de árvores na cidade. Todo material reciclável coletado durante o mutirão será trocado por descontos na conta de energia, por meio do projeto Vale Luz Coelba, que integra o Programa de Eficiência Energética da companhia de eletricidade, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Pegada ambiental “Quem tá aqui já desenvolve um trabalho e já tem pegada social e ambiental. Eles são multiplicadores dessa ideia. Falar com essas pessoas é somar forças para algo maior, porque a população em geral não tem essa informação. Junto podemos levar esse tema o mais longe possível”, explicou Tião, co-fundador do Maior Movimento Mundial no Brasil, que acontecerá em setembro, e ex-presidente da Associação dos Catadores do Jardim Gramacho. Tião Santos fala sobre os impactos do descarte correto do lixo (Foto: Divulgação) A intenção do evento é convidar a sociedade a fazer parte do Maior Movimento Mundial que será realizado em 15 de setembro 2018 e terá a participação de 150 países limpando suas cidades. A iniciativa tem a finalidade de despertar a atenção da população para a responsabilidade, cuidado e preservação do meio ambiente. Andrea Elia, diretora do teatro da cidade Villa Campus de Educação, classificou o evento como ‘extraordinário’ e quer levar a discussão para os estudantes da escola. “Queremos fortalecer o movimento e inserir Salvador nessa rede mundial. Sentimos que estamos no caminho certo, já que o teatro fica em um complexo educacional. A escola é voltada para a formação de líderes, e as crianças são líderes em casa e aliadas muito fortes para a mudança de comportamento que favoreça o meio ambiente”.Proposta A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas.  Esse movimento busca gerar um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.Programação 13/06 - Movimento Limpa BrasilLocal: Escola Municipal Comunitária de Canabrava -  Rua Bem te vi, Canabrava08h às 14h – Tenda do Vale Luz - troca de material reciclável por desconto na conta de energia. Serão aceitos papel, papelão, garrafa pet, lata de alumínio e óleo vegetal (coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho)9h - Palestra Tião Santos10h - Mutirão de Limpeza11h - Plantio de Mudas

*sob supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier