Alunos nos ensinos infantil e fundamental participam de meditação e alongamento

salvador
10.09.2016, 12:06:00
Atualizado: 10.09.2016, 12:16:10

Alunos nos ensinos infantil e fundamental participam de meditação e alongamento

As crianças se sentam em círculo e fazem exercícios de concentração e meditam ao som de músicas instrumentais
Estudantes participam de meditação e alongamento. As atividades foram desenvolvidas desde que a escola foi fundada (Foto: Marina Silva/CORREIO)

Antes de quebrar a cabeça com classes gramaticais e operações matemáticas, os 250 alunos da Escola Ananda, em Itapuã, se sentam em círculo, fazem exercícios de concentração e meditam ao som de calmas músicas instrumentais.


De segunda a quinta-feira, das 8h às 8h30, as atividades acontecem em sala de aula. Já às sextas, as crianças se reúnem no saguão do colégio particular, que atende do ensino infantil ao fundamental. A estudante do 4º ano do ensino fundamental Brenda Farias, 9 anos, adora o momento. “É muito bom, porque eu me sinto mais relaxada e consigo me concentrar melhor nas atividades. Isso também melhorou meu jeito com as pessoas”, disse.

O dia de hoje, 10 de setembro, foi instituído em Salvador, no ano passado, como o Dia Municipal da Consciência Humana. Em comemoração à data, a Fundação Ocidemnte promove hoje o 11º Simpósio Internacional sobre Consciência, na Universidade Estácio de Sá - e Brenda marcará presença.

De acordo com a pedagoga Luana Oliveira, responsável na escola pela disciplina Iniciação à Consciência, os 30 minutos da atividade são divididos em cinco minutos para alongamento, dez para atividades que envolvem raciocínio lógico e memória e 15 minutos para meditação.

“São atividades que conectam os alunos com o seu eu interior, com sua essência”, explica a pedagoga. Para Carina Sales, diretora da escola, a meditação é uma atividade que pode ser aliada ao ensino das disciplinas, utilizando a ludicidade no processo cognitivo. De acordo com ela, os exercícios desenvolvem a oratória e despertam os sentidos, permitindo que os alunos tenham mais foco nos estudos e melhorem a compreensão dos conteúdos expostos em sala.

Ela cita exemplos de alunos que melhoraram o comportamento após o início da prática - há cerca de 20 anos. “Um aluno do 8º ano melhorou o comportamento e as notas desde que entrou na escola, no ano passado”. Ele também estará no simpósio, com o tema Xô, Ansiedade!. “A partir da meditação, o aluno foi percebendo que ele era bom e trabalhamos isso nele”, disse a professora Ana Cruz.

Aos risos, os educadores relataram como os alunos levam para casa a prática da meditação. Brenda convenceu a mãe a fazer também. “Minha mãe baixou um aplicativo de meditação no celular e fazemos isso por dez minutos todos os dias, antes de dormir. A gente coloca uma música, desliga as luzes e relaxa”, afirmou Brenda.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/correio-encarta-dvd-do-parangole-no-dia-29-de-janeiro/
Trabalho conta com colaborações dos artistas Xanddy (Harmonia) e Léo Santana
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/babalorixa-passa-por-corpo-de-delito-e-se-revolta-nao-aceitam-que-houve-intolerancia/
Ele foi agredido em ataque a terreiro, que aconteceu no sábado (12)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/the-killers-abraca-imigrantes-em-clipe-dirigido-por-spike-lee/
Vídeo mostra famílias na fronteira do México com os EUA e faz dura crítica a Donald Trump
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-cada-uma-que-a-bahia-inventa-relembre-historias-fantasticas-engracadas-e-absurdas/
Em 40 anos, CORREIO narrou causos que demonstram nosso apego ao inusitado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-interrompe-show-no-ceara-apos-parte-do-palco-cair/
Algumas pessoas que estavam no show fizeram flagrante do momento
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/roma-da-netflix-se-consagra-com-4-premios-no-critics-choice/
Empate entre Glenn Close e Lady Gaga marcou premiação que aconteceu na noite deste domingo (13)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cansado-de-dobrar-roupa-empresa-cria-maquina-para-fazer-o-trabalho/
A novidade foi mostrada em uma feira de eletrônicos nos Estados Unidos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-ferias-na-bahia-dancarina-thais-carla-grava-coreografia-com-a-fitdance/
Coreografia de Malemolência, de Dynho Alves, já está disponível no YouTube
Ler Mais