Alvo da Operação Adsumus, ex-vice de Santo Amaro delata esquema ligado a ex-prefeito

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2017 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Acusado de participar do esquema de corrupção desbaratado pela Operação Adsumus, o ex-vice-prefeito de Santo Amaro Leonardo Pacheco (PSB) teve o acordo de delação com o Ministério Público homologado pela Justiça. Um dos presos por envolvimento nos desvios e fraudes que lesaram os cofres do município em ao menos R$ 20 milhões, Pacheco negociava em sigilo a colaboração premiada com promotores responsáveis pelo caso. A homologação foi confirmada à Satélite por fontes ligadas à defesa dos réus da Adsumus e à cúpula do Judiciário. Entretanto, os depoimentos do delator serão mantidos em segredo, sob justificativa de preservar novas etapas da operação.             

Baú aberto Na delação, Leonardo Pacheco forneceu provas que incriminam de vez o ex-prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado (PT), de quem era braço-direito, e empresários que operavam propina sobre licitações e contratos fraudados. Um detalhe despertou a atenção de investigadores da Adsumus: apesar de Machado e Pacheco não terem mais foro privilegiado, o acordo foi homologado pelo Tribunal de Justiça da Bahia.

Ritmo de festa A oposição vai pedir ao Ministério Público que investigue a contratação de grandes artistas para shows realizados em meio a solenidades do governador Rui Costa (PT) no interior. Na última sexta-feira, a dupla César Menotti & Fabiano se apresentou em Teixeira de Freitas após Rui inaugurar uma policlínica. O evento, aberto ao público, contou com a presença do governador, que publicou em suas redes sociais elogios dos cantores à obra. Amanhã, a banda Aviões do Forró vai tocar em Guanambi após a entrega de outra policlínica. “Isso é crime eleitoral, já que parece showmício em campanha antecipada, provavelmente, com recurso público. Queremos saber de onde saiu a verba”, disse o deputado federal Paulo Azi (DEM).

Dito e não dito A Secretaria da Segurança Pública manifestou “surpresa e indignação” com a nota “Caixa-preta da violência”, publicada no último sábado,  sobre a omissão de homicídios no interior baiano dos boletins diários divulgados a partir de maio. Alega que a ferramenta, desde a criação, abrange só casos de Salvador e Região Metropolitana. Contudo, não explica por que tais crimes deixaram de ser atualizados há seis meses na base de estatísticas disponível no portal da SSP.

Na berlinda Cardeais da base aliada na Câmara de Salvador querem defenestrar o vereador José Trindade (PSL) do cargo de procurador parlamentar da Casa. Líder da ofensiva, Kiki Bispo (PTB) pretende apresentar nas próximas semanas um requerimento pedindo a destituição. O argumento é de que Trindade,  líder da oposição, tem ferido a honra dos colegas, quando sua função é zelar pela imagem dos vereadores.

Porta da rua... Presidente do Podemos na Bahia, o deputado federal João Carlos Bacelar descarta a expulsão do vereador Carlos Muniz, que deve migrar para o PDT. Se Muniz quiser sair, disse, que peça.  Sobre a queixa de que pensa em si e não na sigla, afirma nunca ter ouvido a crítica do próprio Muniz, só da imprensa."Agem como se a morte de  19 pessoas não pesasse na consciência", Carlos Geilson, deputado estadual do PSDB, ao criticar o silêncio do governo e da Agerba três meses após a tragédia de Mar GrandePílulas

Resta um  - A Bahia emplacou apenas um nome entre os 30 parlamentares do Congresso premiados ontem pelo Ranking dos Políticos: o deputado João Gualberto (PSDB), 6º lugar. Abaixo dele, o melhor colocado foi  o deputado José Rocha (PR), 62º.   

Falhas nossas - Ao contrário do publicado ontem, o deputado estadual Targino Machado é filiado ao PPS, não ao PSC, e Jean Sacramento é cotado para assumir o comando do PV em Salvador, em vez do diretório estadual, caso deixe o Solidariedade.