Alvo de operação da Polícia Federal, ministro do Trabalho é afastado do cargo

Deputado do PTB também é alvo de ação que acontece nesta quinta-feira (5)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2018 às 07:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: José Cruz/Agência Brasil

O ministro do Trabalho, Helton Yomura, e o deputado do PTB Nélson Marquezelli são alvos de uma aoperação da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (5). 

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão no gabinete do deputado federal. A ação é um desdobramento da Operação Registro Espúrio, que desarticulou uma organização que teria cometido fraudes na concessão de registros de sindicatos no Ministério do Trabalho.

Ministro foi afastado do cargo por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Com a decisão, ele fica impedido de frequentar o ministério e manter contato com os outros investigados na operação.

Estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os mandados são cumpridos em Brasília e no Rio de Janeiro.

A terceira fase da Operação Registro Espúrio, segundo a PF, tem o objetivo de "aprofundar as investigações a respeito de organização criminosa que atua na concessão fraudulenta de registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho."

Além das medidas cautelares de busca, a pedido da PGR serão impostas aos investigados medidas cautelares consistentes em proibição de frequentar o Ministério do Trabalho e de manter contato com os demais investigados ou servidores da pasta, bem como a suspensão do exercício do cargo.

"As investigações e o material coletado nas primeiras fases da Operação Registro Espúrio indicam a participação de novos atores e apontam que importantes cargos da estrutura do Ministério do Trabalho foram preenchidos com indivíduos comprometidos com os interesses do grupo criminoso, permitindo a manutenção das ações ilícitas praticadas na pasta", diz nota da PF.