Alvo de racismo comenta bronze de Nory: 'Que seja medalhista também fora do tablado'

Ginasta Ângelo Assumpção disse não guardar mágoas, mas espera que Nory tenha mais limite a partir de agora

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2016 às 19:09

- Atualizado há um ano

O ginasta Arthur Nory, que faturou medalha de bronze neste domingo (14) na prova de solo na Rio-2016, se envolveu em uma polêmica em 2015 envolvendo racismo com o companheiro de equipe Ângelo Assumpção. Depois de Nory subir ao pódio, Ângelo afirmou que espera que ele "seja um medalhista também fora do tablado".

"Não tenho mágoas, de verdade. Inclusive somos muito próximos. Torci muito por ele. Tenho muito orgulho do Nory. Agora eu espero que ele seja um medalhista também fora do tablado. Admiro muito quem conquista um pódio na Olimpíada, mas gosto mais ainda de quem consegue brilhar também fora das competições. Somos atletas e temos que aproveitar o espaço que temos para dar recados e exemplos", afirmou Ângelo ao Uol.Nory ficou com bronze no solo(Foto: AFP)Para Ângelo, Nory precisa ser mais pé no chão ainda agora que conquistou uma medalha olímpica. "Ele é um menino muito bom, brincalhão, alegre. Tem que ter o pé no chão depois disso. Tudo agora vai mudar para ele. Que ele tome ainda mais cuidado, tenha limite. Não pode se expor muito", disse.

SAIBA TUDO SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOSEm 2015, Nory fez piadas racistas falando do colega, que disse não ter mágoa pelo que passou. "Já ficou lá atrás. Hoje só tenho orgulho do que ele fez. Admiro muito. Somos próximos. Me espelho nele e no Diego".

Nory gravou vídeos no Snapchat fazendo piadas de mau gosto. "Seu celular quebrou: a tela quando funciona é branca... quando ele estraga é de que cor? (risos)", pergunta Nory. "Preto!", dizem outros atletas que não podem ser identificados na imagem. E eles seguem: O saquinho do supermercado é branco ... e o do lixo? É preto!".Ângelo disse que torce por Nory (Foto: CBG)Angelo ficou visivelmente constrangido com as piadas e depois não aceitou bem os pedidos de desculpas, como mostra outro trecho do vídeo. Nory acabou pedindo desculpas ao ginasta publicamente e dizendo que foi tudo uma brincadeira que assumiu outra proporção. "Exageramos e passamos dos limites. O dia a dia quem está presente sabe como é. Esta repercutindo de uma forma negativa pra ter matérias. Aqui todo mundo gosta de todo mundo e sabe o que passamos. Por favor não entendam mal! Demoro!"

Nory evita assuntoApós conquistar a medalha, Nory evitou falar do assunto. "Sempre aprendemos com os erros, sempre. E isso vale também para a ginástica. Eu cresci bastante, amadureci bastante. Não é querer ser o melhor só ali dentro, no treino, é querer ser melhor como pessoa também. Quem trabalha junto com a gente, sabe da nossa essência, acredita junto. Na Olimpíada você escuta muita crítica, muito elogio, e o que conta é estar com a cabeça boa, focado no seu trabalho e fazer o que mais ama", comentou ele, segundo informações do 'Globo Esporte'.

No instagram, o ginasta comemorou a medalha e afirmou que amadureceu. "Evoluí como pessoa, amadureci, errei e me arrependi", escreveu. "Fico pensando no homem que eu desejo ser. Mas não basta saber. A gente realmente tem que demonstrar".