Ambulantes poderão ser avaliados com notas através de app em Salvador

Os trabalhadores do Centro Histórico receberam kit com coletes e crachá nesta quinta (27)

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 27 de dezembro de 2018 às 14:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Agora é oficial. Baianos e turistas podem avaliar os ambulantes do Centro Histórico, Mercado Modelo e Bonfim com notas que variam de 1 a 5, de acordo com a qualidade do atendimento. Tudo isso é possível com o novo aplicativo, chamado “Ambulante Salvador”, lançado nesta quinta-feira (27) pelo prefeito ACM Neto.

A novidade foi divulgada durante a entrega dos kits profissionais, com coletes e crachá, aos trabalhadores informais do Centro Histórico, que passaram por requalificação com apoio do Sebrae e da Secretaria Municipal de Ordem Pública.

O recadastramento dos cerca de 400 ambulantes foi finalizado nesta quinta, com a entrega de certificado àqueles que participaram das palestras ministradas por consultores do Sebrae, entre outubro a dezembro.

O prefeito ACM Neto declarou que “muitos pais e mães de família dependem das ruas de salvador para ganhar o pão de cada dia, não só dos centro histórico, mas em cada um dos 163 bairros da cidade, e eles merecem respeito e apoio”.

Ainda de acordo com o gestor municipal, é necessário haver parceria entre a Prefeitura e os ambulantes de Salvador. “Assim como os ambulantes precisam de qualificação para exercer a atividade, a Prefeitura precisa de turistas, visitantes e população bem atendidos por esses trabalhadores”, afirmou.

“Nesse espírito de diálogo e trabalho conjunto, a gente procurou desenvolver algumas ferramentas para facilitar o trabalho dos ambulantes. Engana-se aquele que acha que sabe tudo. Às vezes, algum ambulante tem receio de fazer curso de qualificação, mas é importante o trabalhador entender que qualquer aprendizado é válido. Por isso que a prefeitura concedeu os cursos e pretende continuar a qualificação de mão de obra aos que trabalham no mercado informal de nossa cidade”, disse ACM Neto.

Credibilidade

O secretário de Ordem Pública de Salvador, Marcus Passos, declarou que a padronização dos ambulantes é de extrema importância para dar credibilidade ao exercício da atividade. “Esse processo de requalificação, que foi dividido em três etapas, aconteceu graças à parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e com o Sebrae. Ter uniforme e uma qualificação para atuar só ajuda ao ambulante”, disse.

Ainda segundo Marcus Passos, a requalificação acontece com ambulantes do Centro Histórico, desde baianas de acarajé, vendedores de souvenir, baleiros, do Mercado Modelo e do Bonfim. “A gente espera, com isso, que a atividade seja mais bem valorizada pela população e que os ambulantes também tenham a consciência da importância de prestar um bom atendimento”, afirmou.

A primeira a receber o kit das mãos do prefeito ACM Neto foi a barraqueira Mary Ferreira de Oliveira, que atua no Terreiro de Jesus. “O Centro Histórico estava tão parado e eu tenho esperança que, com a padronização, o movimento volte, principalmente agora no verão”, disse ela.

Mary também ressaltou a importância da qualificação oferecida pelo Sebrae. “Foi muito positivo ter aprendido a forma correta de abordar o cliente, para que ele sempre volte a comprar com a gente e ainda faça propaganda positiva”, comentou.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou os benefícios dos cursos de requalificação dos ambulantes da capital baiana. “Na verdade, ninguém tem dúvida do caráter turístico que Salvador tem e da demanda que recebemos de turistas. A Prefeitura, entendendo isso, procurou o Sebrae e buscou a orientação desses ambulantes. É evidente que são muitos, mais de 400 só no Centro Histórico, mas nós vamos expandir todo o trabalho a partir de 2019”, destacou.

Outro que recebeu o kit nesta quinta-feira (27) foi Paulo Maximiano, que trabalha na área do Mercado Modelo com venda de souvenir. Para ele, a questão fundamental é a segurança. “Tem muitos ambulantes que não exercem a atividade de maneira correta. Roubam, furtam, fazem coisa errada. Com os uniformes e a padronização, nós teremos a garantia da mudança deste cenário ruim”, disse.

Conectados

O aplicativo “Ambulante Salvador”, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), contém um banco de dados com informações sobre todos os cerca de 400 ambulantes do Centro Histórico cadastrados e que passaram pela requalificação oferecida pelo Sebrae. 

“O objetivo principal é mostrar ao ambulante como ele é visto pela clientela. Então, quando ele atende alguém, essa pessoa pode ir ao aplicativo e selecionar uma nota de 1 (ruim) a 5 (excelente) para aquele atendimento”, explicou o secretário de Ordem Pública. Marcus Vinicius também afirmou que o aplicativo propõe “inovar, qualificar e identificar os ambulantes”.

O prefeito ACM Neto fez questão de destacar que o aplicativo não tem como propósito impor medo aos ambulantes que forem mal avaliados. “Não é uma espécie de coação. Aqueles que registrarem média abaixo de 2 vão ser chamados pela Semop e devem passar por outros cursos profissionalizantes oferecidos pelo Sebrae. Só assim eles vão poder voltar a atuar nas ruas de Salvador”, disse.

O gestor também ressaltou que o kit com coletes e crachás, além do aplicativo, serve para distinguir os trabalhadores cadastrados daqueles que se aproveitam da atividade para prestar uma atividade sem qualidade ou cometer ilícitos. “ Eu quero defender os ambulantes, baianas, feirantes, porque, às vezes, chega um filho de Deus que faz uma coisa errada e aquilo acaba manchando a imagem de todo mundo”, declarou.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier