Amigos que faziam stand up somem na Barra e são achados após 18 horas no mar

Trio esteve no Porto da Barra para curtir o pôr do sol enquanto praticava o esporte

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 11 de novembro de 2018 às 10:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

Um grupo de três amigos desapareceu no Porto da Barra, neste sábado (10), por volta das 17horas, e foi encontrado na manhã deste domingo (11). O trio, composto por dois homens e uma mulher, alugou pranchas de stand up paddle às 17h para curtir o pôr do sol no mar, enquanto remavam. A Marinha informou que, às 10h48, duas pessoas foram localizadas por um catamarã que fazia a travessia Salvador-Morro de São Paulo. Um outro remador foi resgatado ontem mesmo a 14km do local que desapareceu. 

Geraldo da Conceição, 42, era o mais experiente no esporte e foi o encontrado cinco horas após o desaparecimento. Os outros dois amigos continuaram perdidos por 18 horas no mar, até que foram encontrados pelo Catamarã Farol do Morro, no meio do mar.

A Marinha informou que ainda não há informações sobre o estado de saúde do casal Rita Maria de Sales e André Vinícius, localizados com vida nesta manhã. Geraldo foi atendido ainda ontem no Hospital Naval e liberado.“O problema é que o mar não estava tranquilo ontem. Imagino que eles tenham se desesperado quando a correnteza ficou mais forte. Devem ter tentado remar contra a vazante (que estava levando todos), o que não é recomendado. O ideal seria que eles fossem para o lado oposto à vazante, na direção do Yacht Clube da Bahia. Não tinha nenhum profissional perto deles. Isso dificulta tudo”, opina remadora que não quis se identificar. Por volta das 22h59 de ontem, Geraldo foi resgatado por um navio da capitania. Ele estava em bom estado, foi levado para o hospital e liberado algumas horas depois. "A mistura de correntes marítimas e ventos foi o que os levou para longe", pontuou o tenente. "Geraldo se empenhou em ajudar nas buscas", acrescentou.

Após o resgate pelo catamarã, o casal foi transferido para o Navio patrulha Gravataí, da Marinha, onde está sendo atendido por equipe de saúde. Eles serão trazidos para a sede do Distrito Naval de Salvador.

O tenente Fernando Araújo, da Marinha do Brasil, explica que a capitania dos Portos recebeu, por volta das 18h de ontem, a informação do desparecimento. 

"Uma lancha e um navio de socorro foram enviados imediatamente para o local. Também acionamos a comunidade matíma (colônias de pesca, empresas de transporte, marinas, etc) e órgãos de segurança pública", explica. 

O tenente ressalta que não havia aviso de mau tempo, mas que o mar estava com muitas ondas. "O mar estava com bastante ondulação. Até a transferência do primeiro resgatado para a lancha foi dificultoso", argumenta. 

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier