Amigos que incentivam os estudos

Conheça histórias de amigos que compartilharam a oportunidade de ingressar em faculdades com bolsas de estudo

Publicado em 20 de julho de 2018 às 10:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Será que aquele velho ditado de que amizade atrapalha os estudos é verdade? Em muitas histórias, amigos, ao contrário, fazem a diferença na vida do outro ao inspirar e incentivar os estudos. Hoje (20), dia em que é comemorado o Dia do Amigo, vale a pena refletir sobre o valor da amizade. Quanto tempo realmente leva até que alguém possa ser considerado um amigo próximo?

Um estudo da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, foi atrás da resposta e o resultado considera ser necessário mais de 200 horas de convívio até que a pessoa possa ser considerada um amigo realmente próxima. Levando em consideração que as pessoas passam, em média, de 4 a 6 horas na escola ou faculdade, quanto tempo demoraria para conseguir uma amizade? Considerando o valor máximo, em apenas 1 mês e meio, você já estaria “best friend forever” de alguém devido a ligação com os estudos. Afinal, quem não tem aquela amizade que começou na escola, ainda na infância? Ou aquele amigo fiel que conheceu na faculdade e se faz presente em todas as horas? E aquele amigo que incentiva seu crescimento estudando junto as matérias de maior dificuldade?

Amigos compartilham incentivo para os estudos Um exemplo de amizade a favor dos estudos é a história de Guilherme Pires. O mineiro, formado em Publicidade e Propaganda, só conseguiu realizar o sonho da formatura com apoio de uma bolsas de estudo de 50% de desconto. O benefício marcou tanto sua vida que ele se tornou um divulgador nato do programa. “Desde que comecei a estudar, acho que já indiquei para umas 300 pessoas, inclusive para uma amiga minha Gisele, que já está formada e trabalhando na área. Ela é uma história de sucesso da minha indicação”, conta feliz.

Gisele Pereira, a amiga de Guilherme, hoje está formada em Ciências Contábeis e também conseguiu, na época, pagar somente a metade do valor da mensalidade. “A indicação do Guilherme foi um incentivo para eu me dedicar aos estudos. Sem esse apoio dele, não teria as mesmas oportunidades que tenho hoje”, comemora agradecida. Hoje além de formada ela está trabalhando na área e também indica sempre o programa para seus amigos.

O estudante de Engenharia Mecânica Hudson Aparecido fez o que pôde para incentivar os amigos a estudarem. Ao ser beneficiado pelo mesmo programa que concede bolsas de estudo ele resolveu divulgar o projeto para outros amigos que também tinham dificuldade financeira para ingressar em uma faculdade. “Eu conheci o Educa Mais Brasil quando fui pesquisar mais sobre o Fies e Prouni. Acabei vendo no programa vantagens, como agilidade e descontos. E foi natural compartilhar a novidade com meus amigos. Afinal, eles queriam ingressar também”, conta. Dos três amigos que indicou, um também conseguiu a bolsa de estudo. “Ele não conhecia o programa, ficou sabendo através da minha indicação. Ele ficou muito interessado e conseguiu a bolsa para o mesmo curso que estou estudando”, conta Hudson.