Ana Marcela e Allan nadam última etapa da Copa do Mundo

Prova acontece à 1h da madruga dessa sexta (9); baiana tem título nas mãos

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 18:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: Sátiro Sodré/SSPress/Divulgação

Acontece na madruga dessa sexta (9), a útima etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. A Bahia será representada na prova de 10km, que acontece em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, por Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo. Além deles, outros brasileiros nas águas árabes são Viviane Jungblut, Diogo Vilarinho e Fernando Ponte.

Ana Marcela garante o título mundial apenas entrando na água. A baiana possui 30 pontos de vantagem para a holandesa Sharon van Rouwendaal, campeã olímpica no Rio-2016, uma distância inalcaçável. No entanto, como parte do regulamento da competição, a nadadora barsileria precisa disputar a última etapa.

"Esse é um resultado do meu esforço ao longo do ano. Você ganha a competição se tiver uma performance boa constante.  Apesar de minha posição como virtual campeã, vou fazer todo o possível aqui em Abu Dhabi para estar nas primeiras posições", disse Ana Marcela, em entrevista coletiva. Ela também lembrou que a prova já serve como preparação para os Jogos de Tóquio-2020 e que será forte, já que muitos países vão usá-la como qualificação para o Mundial da Coreia do Sul, em 2019.

Masculino No masculino, Allan do Carmo não tem mais chances de repetir 2014 e sair com o título mundial. Atual vice-campeão, ele está em 14º lugar neste ano. No entanto, vem de duas medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, nos 5km livre e no revezamento misto. Ana Marcela foi ouro nos 5k e nos 10km.

"Com certeza estou indo para essa competição com um fôlego a mais depois das conquistas no Sul-Americano. O local da prova é desafiante por conta do calor e sol forte, mas vou pegar o embalo e tentar dar o meu melhor para conseguir um bom resultado", afirmou o nadador baiano.