Analistas de aviação afirmam que piloto de avião desaparecido desde 2014 quis se matar

Avião do voo MH370 nunca foi encontrado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2018 às 11:09

- Atualizado há um ano

Uma nova teoria aponta a possível causa do desaparecimento do avião do voo MH370, no Oceano Índico, em 8 de março de 2014. Um grupo de analistas da aviação acreditam que o piloto quis se matar e, para isso, despressurizou a aeronave para deixar os passageiros inconscientes.

Zaharie Ahmad Shah, de 53 anos, que acumulava quase 20 mil horas de voo. As buscas pelo avião foram encerradas em janeiro de 2017. 

De acordo com as investigações, o piloto desligou o transporder para deixar os 238 passageiros desacordados e mudou a rota do avião. Por isso, houve silêncio mesmo com a mudança de rota e não houve alerta de problemas a bordo. 

"O ponto que é mais discutido é quando o piloto desliga o transponder, despressuriza o avião, o que incapacita os passageiros. Ele estava se matando. Infelizmente, ele estava matando todos a bordo. E fez isso deliberadamente", destacou o investigador veterano da aviação canadense Larry Vance.

O avião sobrevoou a cidade natal do piloto, Penang, na Malásia. Antes do desaparecimento, a aeronave fez uma curva para a esquerda e depois começou uma longa volta à direita, como quem observa a área pela janela.

"Deve ter sido um longo e emocionado adeus. Ou um curto e emocionado adeus à cidade natal", frisou o piloto sênior e instrutor de Boeing 777 Simon Hardy.