Andor de Senhor do Bonfim terá hastes para fiéis amarrarem fitinhas

Novidades sobre a programação da lavagem foram divulgadas hoje

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 1 de dezembro de 2017 às 11:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr/arquivo correio

Os devotos do Senhor do Bonfim poderão deixar seus pedidos mais perto da imagem peregrina na Lavagem do Bonfim do próximo ano. O andor que carrega a imagem sagrada ganhará hastes de madeira com as fitinhas amarradas pelos fiéis. 

“É uma expressão da religiosidade e da piedade popular. É uma obrigação nossa valorizar o que é bom, que ajuda a pessoa a expressar a sua fé. Vai  ficar muito bonito, colorido”, explicou o reitor da Basílica, padre Edson Menezes, que apresentou nesta sexta-feira (1º) as novidades para a programação da Festa do Senhor do Bonfim em 2018. 

O andor ficará exposto na Igreja do Bonfim a partir do dia 29 de dezembro até a véspera da Lavagem, no dia 10 de janeiro. No dia 20, além da Lavagem do adro da Basílica, haverá a tradicional Caminhada da Lavagem de Corpo e Alma saindo às 9h da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. As fitas amarradas no andor serão queimadas numa solenidade posterior à festa, com oração de êxito. 

O tema da Festa do Senhor do Bonfim este ano será “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim” e o lema “ Quem dizes os homens ser o Filho do Homem”. Os kits com camisa, boné, água a ser benta, já estão à venda na Igreja do Senhor do Bonfim, por R$ 37. No último dia da Festa (14), o arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger irá celebrar uma missa solene às 10h. 

Além disso, haverá uma celebração da cultura popular durante o evento. Durante a novena, que terá início no dia 4 de janeiro, serão convidados representantes dos frequentadores da Igreja do Bonfim. Turistas e esportistas, por exemplos, serão convidados a entrar com o evangeliário. Nos dias 6, 7, 12 e 13, após a novena, haverá apresentação de grupos culturais de maculelê, samba de roda e chegança. A novena acontecerá sempre às 19h. 

No dia da Lavagem do Bonfim, os frequentadores terão mais um espaço para reabastacer as energias. O Centro Comunitário do Bonfim, também na Colina Sagrada, funcionará como uma praça de alimentação, com food trucks, serviço de bebidas, sanitários, segurança e música. No cardápio estarão inclusos sanduíches e feijoada. A renda será revertida para o Projeto Bom Samaritano.