Aneel avalia reajuste nas contas de luz feito por distribuidoras; Coelba está na lista

A revisão tarifária extraordinária de 2022 já estava marcada desde o começo do anoin

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2022 às 08:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

Vai ocorrer nesta terça-feira (12), o reajuste anual tarifário autorizado no início do ano a 14 distribuidoras de energia. A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fará a reavaliação. 

Conhecida como "revisão tarifária extraordinária de 2022", sua função é considerar no cálculo a restituição de tributos que foram pagos a mais pelos usuários de energia no passado. Esses reajustes serão reduzidos, principalmente para aqueles consumidores residenciais que, segundo o G1, em alguns casos, chegam a até 24%. 

O projeto de lei foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Um saldo de R$ 48 bilhões em créditos tributários está para ser usado. Tudo isso com base nos impostos pagos a mais que os consumidores pagaram na tarifa de energia. 

Entre fevereiro e maio deste ano, 14 distribuidoras de energia tiveram os reajustes aprovados. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba), está na lista. Confira: Companhia Energética de Pernambuco (Celp) Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba) Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern) Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista) Companhia Jaguari de Energia (CPFL Santa Cruz) Energisa Borborema Energisa Mato Grosso do Sul Energisa Mato Grosso Enel Distribuição Ceará Equatorial Alagoas Light Serviços de Eletricidade Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe) Energisa Sergipe Enel Distribuição Rio