Angela Davis realiza conferência nesta terça (25) na Ufba

variedades
24.07.2017, 21:15:00
Atualizado: 25.07.2017, 10:35:06

Angela Davis realiza conferência nesta terça (25) na Ufba

Ativista dos direitos dos negros estará na Reitoria às 18h. Evento será transmitido ao vivo na internet
Angela Davis participou de curso na semana passada em Cachoeira (foto: Sora Maia)

Nos anos 1970, a americana Angela Davis, ativista dos direitos dos negros, dividia o mundo entre aqueles que a idolatravam e os que a odiavam. Entre os que queriam vê-la longe dos Estados Unidos, estava o então presidente americano, Richard Nixon (1913-1994), que não aceitava uma mulher negra, afiliada ao Partido Comunista, fazendo oposição veemente à Guerra do Vietnã. 

Do outro lado, entre os que a amavam, estavam músicos como John Lennon (1940-1980) e Mick Jagger, que cantaram músicas em sua homenagem. O primeiro gravou Angela e o segundo, com os Rolling Stones, cantou Sweet Black Angel (Doce Anjo Negro), composição de Jagger e Keith Richards.

Confira galeria mostrando trajetória de Angela Davis

“Ela está contando os minutos/ Ela está contando os dias/ Ela é um doce anjo negro”, cantou Mick Jagger no disco Exile on Main Street, de 1972, gravado enquanto Angela ainda estava presa. Ela era acusada de participar do assassinato de um juiz de direito, mas depois acabou sendo inocentada. 

Apesar de hoje não despertar mais tantas paixões como no passado, Angela, agora aos 73 anos, continua atraindo as atenções por onde passa. Na semana passada, em Cachoeira, foi uma das conferencistas em um curso sobre feminismo negro, onde estudantes estrangeiros pagaram mil dólares para participar do evento entre os dias 17 e 21. Os bolsistas brasileiros tiveram acesso gratuito.

Agora, é a vez de Salvador recebê-la, hoje, às 18h, na Reitoria da Ufba, no Canela, com entrada gratuita. No auditório onde ela irá realizar a palestra Atravessando o Tempo e Construindo o Futuro da Luta Contra o Racismo, cabem 400 pessoas. 

O Ifba (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) e o  Instituto de Saúde Coletiva da Uffba (ISC), ambos no Canela, terão telões transmitindo ao vivo, para receber o público excedente. Na internet, será possível acompanhar online a transmissão pela TVUfba e pela TVE, ambos no Youtbe. O CORREIO também vai disponibilizar o link para as transmissões.

A vinda de Angela Davis a Salvador é uma iniciativa do movimento #julhodaspretas, organizada em parceria entre o Instituto Odara, Coletivo Angela Davis, Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Mulher (NEIM), a UFRB e a Ufba. “Ela tem papel essencial na luta contra o racismo nos Estados Unidos, onde discutiu o encarceramento da população negra e levantou importantes críticas ao sistema prisional americano. Lá, como no Brasil, os negros são alvo preferencial da ação do Estado através da polícia”, diz Valdecir Nascimento, coordenadora do Odara.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-foco-e-total-aqui-neymar-se-apresenta-a-selecao-brasileira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-um-dos-destinos-mais-procurados-pelos-soteropolitanos/
Potencial do povoado Baixio atraiu o empreendimento Ponta de Inhambupe
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-morre-apos-ser-baleado-dentro-de-hotel-no-dois-de-julho/
Vídeo mostra hora do disparo, que atingiu o soldado no rosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-agride-e-ameaca-de-morte-funcionarios-de-restaurante-em-salvador/
Caso ocorreu na noite desta quinta-feira (23) em empreendimento na Cardeal da Silva
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esse-cara-vai-me-matar-luisa-sonza-fala-sobre-regressao-de-whindersson-apos-briga/
Youtuber se envolveu em confusão com influencer Carlinhos Maia; entenda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/plateia-abandona-sessao-por-cenas-de-sexo-explicito-de-filme-em-cannes/
Cena de sexo bastante longa em banheiro entre personagens foi criticada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-caverna-do-dragao-e-revivido-em-live-action-para-comercial/
A recepção da propaganda foi tão boa que internautas logo pediram um filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/juntos-e-shallow-now-5-versoes-do-hit-menos-piores-que-a-de-paula-fernandes/
Tem nos ritmos forró, country e, claro, no estilo pagodão da La Fúria; ouça
Ler Mais