Animais domésticos são proibidos em trilhas do Parque Nacional da Chapada Diamantina, alerta ICMBio

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Eu, Lampião, o Cãogaceiro, venho através desta dizer que fomos alertados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal ligado ao Ministério do Meio Ambiente, sobre a presença de animais domésticos no Parque Nacional da Chapada Diamantina.

No sábado, esta coluna publicou uma lista de trilhas para levar o cachorro no Vale do Capão. A maioria dessas trilhas faz parte do parque. O ICMBio, porém, nos alertou que a entrada de animais que não fazem parte da biodiversidade nativa é proibida por lei nas trilhas que estão dentro do Parque (ver mapa). O decreto número 84.017 de 21 de setembro de 1979, no seu artigo 16, destaca que “os animais domésticos, domesticados ou amansados(...) não poderão ser admitidos nos Parques Nacionais”. Há trilhas fora do parque, porém, em que a presença de cães é permitida. Mapa do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Foto: Reprodução) Apesar da proibição, conforme apontei na coluna, eu e Maria Bunita fizemos boa parte das trilhas do Capão sem problemas. Apenas fomos barrados na trilha que leva à Cachoeira da Fumaça. Em contato recente com a Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), confirmamos que havia fiscalização na Fumaça, mas que nas demais trilhas a entrada de cães costumava ser liberada. 

Diversas pousadas da região também nos informaram que a presença de cães nas trilhas é muito comum. “Os próprios guias têm cachorro e levam para as trilhas. Até a própria Fumaça já fizemos sem problema. Podem vir que vocês não vão ficar sem fazer os passeios”, disse Raimundo Jean Silva, da Pousada Vie do Capão. 

Um dos nossos seguidores no perfil @lugarbompracachorro no Instagram, porém, chegou a nos alertar que não conseguiu fazer trilhas com cães porque havia fiscalização: “No feriado de 12/10 nós fomos para o Capão, mas não deixaram fazer trilha! Tentamos várias, mas não deixaram”. A informação se confirma agora com os esclarecimentos do ICMBio, que nos enviou, inclusive, o mapa do Parque, que abrange partes de 6 municípios: Andaraí, Ibicoara, Itaeté, Mucugê, Lençóis e Palmeiras.  

“Os animais domésticos são proibidos dentro do Parque porque podem transmitir doenças a espécies nativas”, explicou Marcela de Marins, analista ambiental do órgão, responsável por executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (UCs), podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar unidades como o Parque Nacional da Chapada Diamantina. A analista ambiental destaca, porém, que há trilhas na Chapada Diamantina, mas fora do Parque Nacional, em que a presença de cães é permitida. Por isso, é preciso consultar autoridades locais (algumas trilhas pertencem a gestões municipais) sobre essa proibição ou não. 

Prometemos, em breve, entrar fundo nessa questão. Afinal, independentemente do decreto de 1976, os pets podem ser prejudiciais à biodiversidade de lugares como a Chapada? E os seres humanos? Ouviremos biólogos, veterinários e todas as fontes que possam nos dar uma resposta definitiva. Apesar do alerta do ICMBio, cumpriremos o que foi combinado e, neste sábado, publicamos uma coluna com uma lista de cinco pousadas que aceitam cachorros na região. Vale muito a pena! Até porque, a Chapada Diamantina não se resume às trilhas.