Antártica registra temperatura acima de 20°C pela primeira vez na história

mundo
13.02.2020, 16:25:00
Geleiras nas ilhas Shetland do Sul, na Antártica (Johan Ordóñez/AFP)

Antártica registra temperatura acima de 20°C pela primeira vez na história

Cientistas brasileiros que atuam em projeto fizeram a medição

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Antártica registrou temperatura de mais de 20ºC pela primeira vez na história, segundo o The Guardian. 

A reportagem do jornal britânico diz que a temperatura de 20,7ºC foi medida por cientistas brasileiros na ilha de Seymour, em 9 de fevereiro. A marca é quase um grau acima do recorde anterior, registrado na ilha de Signy em janeiro de 1982, 19,8ªC. 

Há menos de uma semana, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) registrou uma temperatura de 18,3ºC na estação Esperança, que fica a cerca de 100 km da estação brasileira.  Os novos números ainda precisam ser confirmados pela OMM.

O brasileiro Carlos Schaefer, professor da Universidade Federal de Viçosa, disse ao jornal que a temperatura na península, nas Ilhas Shetland do Sul e no arquipélago de James Ross, onde fica Seymour, está irregula nos últimos 20 anos.

O pesquisador destaca que depois do resfriamento na primeira década do século, o aquecimento tem acontecido rapidamente.

"Estamos vendo essa tendência de aquecimento em muitos pontos que monitoramos, mas nunca desse jeito", diz o professor, que atua no Terrantar, projeto do Programa Antártico Brasileiro. O grupo monitora 23 locais na Antártica. 

Os cientistas brasileiros acreditam que há influência das mudanças nos oceanos e de eventos ligados ao El Niño. "Temos mudanças climáticas na atmosfera, que estão intimamente ligadas às mudanças no permafrost e no oceano. A coisa toda está muito relacionada". 
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas