Antigo Couto Maia irá oferecer cuidados paliativos para pacientes terminais

Reforma iniciará no segundo semestre deste ano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2019 às 18:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO

O antigo Hospital Couto Maia, em Monte Serrat, passará a oferecer cuidados paliativos a pacientes com estimativa de vida inferior a seis meses. Ele foi desativado no ano passado e o Instituto Couto Maia (Icom) foi transferido para Águas Claras. 

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou que uma reforma será realizada no prédio de 1853 no segundo semestre deste ano.

O novo hospital, que voltará a se chamar Hospital Monte Serrat, terá 69 leitos, sendo dez com unidades de ventilação artificial crônica. 

O Hospital Monte Serrat também será um centro coordenador do programa estadual de paliação, com atendimento multiprofissional para pacientes internados e ambulatório de dor para paciente com câncer.

Os cuidados paliativos, através da prevenção e alívio de sofrimento, buscam promover qualidade de vida a pacientes que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida. 

"A unidade contará com médicos, equipe de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes espirituais de caráter ecumênico ou da religião de escolha do paciente", afirmou a Sesab em nota.

O novo Icom triplicou o Instituto de tamanho - de 6 mil m² para 17 mil m² - e expandiu os atendimentos para urgência e emergência.