Aos 96 anos, morre a cantora Bibi Ferreira

Ela sofreu uma parada cardíaca na manhã desta quarta-feira (13)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2019 às 13:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A atriz, cantora, compositora e diretora Bibi Ferreira morreu nesta quarta-feira (13), aos 96 anos, após sofrer uma parada cardíaca. A notícia foi confirmada pela filha da cantora, Tina Ferreira. Considerada a maior diva do teatro musical do país, Bibi morreu na sua casa, no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Segundo a família, Bibi acordou e pediu um copo d'água. A enfermeira que a acompanhava percebeu que o batimento cardíaco estava baixo, chamou um médico, mas não houve tempo para levá-la para o hospital. A filha acredita que a mãe morreu dormindo.

“Nunca pensei em parar. Essa palavra nunca fez parte do meu vocabulário, mas entender a vida é ser inteligente. Fui muito feliz com minha carreira. Me orgulho muito de tudo que fiz. Obrigada a todos que de alguma forma estiveram comigo, a todos a que me assistiram, a todos que me acompanharam por anos e anos. Muito obrigada!", disse em comunicado publicado nas redes sociais no dia 10 de setembro de 2018. A artista se retirou voluntariamente de cena para preservar a saúde após três sucessivas internações.

Bibi, que havia sido internada em junho do ano passado por conta de uma desidratação, fez seu último show em Salvador em abril de 2017. Na ocasião, ela passou mal e teve de abandonar o palco amparada por seu empresário e pelo maestro Flávio Mendes sob aplausos do público.

Com quase 80 anos de trajetória artística, Bibi subiu ao palco pela primeira vez com apenas 24 dias de vida, no espetáculo Manhãs de Sol, de Oduvaldo Vianna, no qual interpretou uma boneca - ela era filha de um dos atores.

Filha do ator Procópio Ferreira e da bailarina Aída Izquierdo, Bibi começou então como atriz mirim no Rio de Janeiro. Anos depois, em 1941, teve a estreia na carreira profissional, na peça La locandiera, na qual fez o papel de Mirandolina. Em 1944, montou a própria companhia de teatro e reuniu os mais importantes nomes da cena teatral brasileira da época, Cacilda Becker, Maria Della Costa e Henriette Morineau. Bibi Ferreira com o pai, Procópio Ferreira, em 1978 (Foto: TV Globo) O auge veio na década de 1960, quando ela e Paulo Autran foram os protagonistas de Minha Querida Dama, um musical baseado em My Fair Lady. Durante essa época, a atriz também participou de outros musicais, além de se tornar apresentadora de um programa na TV Excelsior.