Aparelho reduz dor causada por vacinas

O equipamento ainda possui diferentes formatos para chamar atenção das crinças

  • Foto do(a) author(a) Milena Hildete
  • Milena Hildete

Publicado em 5 de julho de 2018 às 05:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

É só falar em vacina que muita gente se arrepia, até mesmo os mais corajosos e confiantes. A beliscadinha, por vezes, acaba se tornando um trauma, que tem até nome: a aicmofobia​​​​, mais conhecida como o medo de agulhas. No caso das crianças, os pais muitas vezes sofrem mais que os filhos na hora de levar para vacinar. Pensam no sofrimento do filho e também sofrem ao pensar no choro e, quem sabe, na birra pós-vacina. 

Para atenuar esse desconforto, as unidades de vacinação do Laboratório Sabin, em Salvador, passaram a utilizar o Buzzy, dispositivo que diminui de 50% a 80% a dor durante o procedimento. 

Ao ser posicionado no local da aplicação, o aparelho eletrônico emite uma vibração em alta frequência e resfria a pele do paciente. Segundo o Laboratório Sabin, o cérebro percebe essas sensações e inibe a dor na área.

O Buzzy conta ainda com um design especial de animais para ganhar a simpatia das crianças. De acordo com a enfermeira responsável pelo serviço, na unidade da Pituba, Leila Brito, o equipamento ajuda a acalmar as pessoas que sentem medo da agulha. “O aparelho tem a intenção de diminuir a dor e o estresse causado pela aplicação da vacina. É como se ele distraísse o cérebro, tirando a sensação da dor. Temos esse quipamento disponíveis em todas as unidades de vacina do Sabin.”

A administradra Moque Beck, 34 anos, foi até a unidade para tomar a vacina de tétano. Ela optou por usar o equipamento. "O que aconteve é um desvio de atenção, porque com o equipamento a  gente esquece que está tomando vacina", contou ela 

Ainda segundo a enfermeira, o  aparelho pode ser usado para aplicação de vacina e outros procedimentos médicos. (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) *Sob supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier