Apenas 10 deputados da Bahia votam para devolver verbas do Fundo Partidário

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 4 de abril de 2019 às 05:15

- Atualizado há um ano

Apenas 10 dos 39 deputados federais da Bahia votaram a favor da emenda que permitia aos partidos políticos devolverem aos cofres públicos recursos do Fundo Partidário não utilizados. A proposta, de autoria de Marcel Van Hattem (Novo-RS), foi rejeitada pela Câmara na noite de anteontem por 294 votos contra 144. Na lista de parlamentares do estado que se posicionaram favoravelmente à devolução das sobras do fundo para o Tesouro Nacional estão Alice Portugal e Daniel Almeida (PCdoB), Leur Lomanto Júnior e Paulo Azi (DEM), Lídice da Mata e Marcelo Nilo  (PSB), João Carlos Bacelar (Podemos), Dayane Pimentel (PSL), Uldurico Junior (PPL) e Waldenor Pereira (PT). Outros dois se abstiveram: Jorge Solla e Joseildo Ramos (PT). Os 27 restantes optaram por manter o dinheiro no caixa das legendas.Turma do contra Entre os deputados baianos que apoiaram a proposta, quatro contrariaram a orientação de suas bancadas: Dayane Pimentel, Waldenor Pereira, Leur Júnior e Paulo Azi.

Nem vem que não tem! A rebelião do prefeito de Monte Santo, Edivan Fernandes, o Vando (PSC), levou a Comissão de Assuntos Territoriais da Assembleia Legislativa a adiar a discussão de um dos quatro projetos de lei que alteram os limites territoriais de 49 municípios do interior baiano.  Presente ontem à sessão do colegiado, Vando ameaçou judicializar a proposta que retira de Monte Santo a posse sobre sete distritos e povoados, caso os prefeitos das demais cidades atingidas não fossem escutados antes da conclusão da matéria. Além de Monte Santo, o projeto altera também Campo Alegre de Lourdes, Andorinha, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá.

Fora da jogada Na comissão, Vando alegou que a proposta foi discutida, na sua maioria, com ex-prefeitos. “Soube que Monte Santo perderia território porque fui avisado pelo meu filho”, disse o prefeito, pai do deputado Laerte do Vando (PSC), titular do colegiado. Por acordo, os projetos serão levados para a sanção do governador Rui Costa (PT) sem votação em plenário. Caso sejam sancionados até dia 30, os novos limites valerão para o censo do IBGE que vai definir, em 2020, quanto cada cidade terá direito no Fundo de Participação dos Municípios.

Asa presa Além da queda de passageiros, o aeroporto de Salvador teve retração de 2,57% na movimentação de aeronaves nos dois primeiros meses do ano. Dados da Anac apontam para 11.035 pousos e decolagens em janeiro e fevereiro, ante 11.326 do mesmo período de 2018. Na contramão da capital baiana, os aeroportos de Recife e Fortaleza, respectivamente, primeiro e terceiro do Nordeste, cresceram  6,5% e 21%.

Para sempre O governador  Rui Costa decretou, ontem,  o tombamento do prédio do antigo Colégio Maristas, no Canela, pelo Patrimônio Cultural do Estado. Com isso, o imóvel do século XIX ficará protegido da especulação imobiliária. Em 2008, ele foi comprado pela Queiroz Galvão, que pretendia demolir o prédio para construir um edifício de luxo.

Produtores terão aumento imediato de 43% na conta de energia para irrigação à noite e de 8,5% no restante do dia. Com isso, o consumidor verá alimentos mais caros nas prateleiras dos supermercados Mario Negromonte Júnior, deputado federal pelo PP da Bahia, sobre o decreto que reduz desconto na tarifa de energia para produtores agrícolas