Aplicativo da Zona Azul Digital está fora do ar temporariamente

Usuários devem fazer pagamento em espécie para guardadores

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2019 às 14:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

O aplicativo da Zona Azul Digital (veja aqui onde fazer o download) está fora do ar por tempo indeterminado. A plataforma, que enfrenta momentos de instabilidade desde o início desta quarta-feira (24), ainda não tinha voltado à normalidade até as 14h desta quinta (25). Mensagem exibida quando o usuário tenta pagar o estacionamento pelo aplicativo (Foto: Reprodução) De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), devido ao problema, o pagamento de estacionamento rotativo por meio dos aplicativos de celular está suspenso. Neste caso, é necessário que o motorista faça o pagamento diretamente ao funcionário fardado responsável pelos espaços da Zona Azul.

O órgão informou ainda que já está trabalhando para resolver a questão. O aplicativo, lançado em outubro do ano passado, conta com 75 mil usuários cadastrados. 

A capital baiana possui, atualmente, mais de 12.755 vagas de zona azul espalhadas por 287 pontos da cidade. Ao todo, são oito bolsões: Dique, Boulevard 161, Ondina, dois em Jardim de Alá, Pituaçu, Patamares e Piatã. Os locais com maior utilização das vagas de Zona Azul são Comércio, Centro e Pituba/Itaigara.

São 30 agentes de trânsito que atuam diretamente ligados à fiscalização das vagas, além de diversos guardadores espalhados por toda a cidade.O aplicativo Na plataforma digital, o motorista pode renovar por uma vez a cartela eletrônica de curta duração (2 horas). Ou seja, o tempo máximo de permanência nas vagas de curta duração é de 4 horas. Segundo o superintendente de Trânsito de Salvador, Fabrizzio Muller, “as áreas de curta duração precisam de rotatividade e, por isso, o tempo máximo de permanência era de duas horas”. 

As vagas de zona azul permitem ao usuário a permanência em curta duração (2 horas), média duração (6 horas) e na modalidade de longa duração, quando é possível ocupar a vaga por 12 horas. Algumas regiões da cidade permitem apenas um dos tipos, mas há lugares em que a permanência é definida de acordo com a cartela adquirida pelo motorista.

A tolerância para o cancelamento da cartela da zona azul digital é de 15 minutos após a aquisição. Nestes casos, o motorista não paga pelo estacionamento.