Apoiadores de Bolsonaro na Bahia planejam movimentos em quatro cidades do interior

satélite
10.10.2018, 05:00:00
Atualizado: 10.10.2018, 09:25:35

Apoiadores de Bolsonaro na Bahia planejam movimentos em quatro cidades do interior

Os apoiadores do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) na Bahia ajustaram a estratégia  de enfrentamento ao PT e planejam interiorizar os movimentos. Inicialmente, a ideia  é realizar atos políticos em quatro grandes cidades baianas: Vitória da Conquista,  Juazeiro, Itabuna, Teixeira de Freitas ou Porto Seguro. A principal estratégia deles é  utilizar os índices sociais e de violência no estado para cativar o eleitorado baiano,  que deu ao adversário de Bolsonaro no segundo turno, Fernando Haddad (PT), 60%  dos votos, contra 23% do candidato do PSL. “O Nordeste tem o pior IDH do Brasil. E é uma região  dominada pelo PT. Vamos evidenciar isso”, diz Cláudio Silva (PHS), derrotado para deputado federal e líder do Movimento Seu Voto Muda o Brasil. 

O candidato ao  Senado Irmão Lázaro (PSC), também derrotado nas urnas, integra as articulações, assim como a presidente do PSL no estado, Dayane Pimentel, eleita deputada federal. Outros movimentos, como o Patriotas, Bolsonaro Bahia 2.0, Brasil Livre (MBL) e Vem Pra Rua também estão sendo convidados.

Campeões de votos
Somente dois dos 39 deputados federais eleitos na Bahia conquistaram a vaga por  conta própria, ou seja, não precisaram dos votos da coligação para chegar à Câmara.  O mais votado, Pastor Sargento Isidório (Avante), e o segundo, Otto Alencar Filho  (PSD), foram os únicos a superar o quociente eleitoral (de pouco mais de 176 mil  votos). O primeiro recebeu surpreendentes 323 mil votos, enquanto o segundo, 185,4 mil. Ambos são congressistas de primeira viagem. 

Só 34 mil...
O deputado federal Lucio Vieira Lima (MDB), que considerava sua reeleição fácil, viu a coligação MDB-DC terminar com distância de 34 mil votos para atingir o quociente.  Mais votado em 2014, ele viu seu desempenho cair em 74,9%. 

Ninguém na Alba
Na Assembleia Legislativa, nenhum dos 63 deputados eleitos superou o quociente eleitoral, que foi de pouco mais de 110,6 mil. O campeão de votos, João Isidório (Avante), foi o que mais se aproximou com seus 110,5 mil apoios recebidos nas urnas. 

A volta
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) concedeu uma liminar garantindo o retorno aos  seus mandatos de seis vereadores de Correntina acusados de organização criminosa,  peculato e corrupção passiva. Entre eles está o presidente, Wesley Campos Aguiar. O TJ entende que o afastamento não pode ocorrer “antes do desenrolar do devido processo  legal com as garantias constitucionais”.

Prejuízo
O Ministério Público estadual abriu um inquérito para investigar possíveis danos  provocados pelas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) a moradores do  entorno do empreendimento. A denúncia foi levada ao órgão por   moradores, que acusam a empresa responsável pelas intervenções de ineficiência no  sistema de drenagem pluvial. 

"Ter representação feminina é essencial para que o nosso país avance. O número aumentou nestas eleições, mas ainda está muito aquém daquilo que imaginamos para o nosso público. Esperamos que nas próximas eleições, mais vereadoras e prefeitas sejam eleitas", Lorena Brandão, vereadora de Salvador e líder do PSC na Câmara Municipal, ao comemorar o aumento do número de eleitas no Brasil em 2018, mas ressaltando que ainda está abaixo do necessário. Para o Senado, foram sete eleitas. Na Câmara Federal, a participação feminina subiu de 51 para 77. Nas Assembleias de todo o Brasil, o número foi de 119 para 161
 


Relacionadas
Correio.play
Em Salvador, organizadores estimaram a participação de 50 mil pessoas
Ler Mais
Incêndio ainda não é considerado extinto; nova avaliação será realizada neste domingo (20)
Ler Mais
Primo confessou que matou primo por dívidas de droga; caso aconteceu em Vitória da Conquista
Ler Mais
Divisão surge neste sábado após a aceitação inicial do presidente dos EUA da resposta da Arábia Saudita
Ler Mais
O trabalho de parto teve momentos publicados no Insta Stories; o marido, o ator Arthur Aguiar acompanhou tudo de perto
Ler Mais
Sete pessoas foram presas (seis delas policiais) e R$ 15 milhões em dinheiro foram apreendidos, com parte do montante podendo ser de notas falsas
Ler Mais
Artista e ativista, de 80 anos, recebeu homenagem em Festival Lumière, na França
Ler Mais
Rubro-negro terá retornos importantes,além de poder contar com Rodrigo Andrade, que era dúvida e está recuperado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jorge-portugal-da-dicas-para-prova-de-redacao-do-enem-assista/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspeita-de-mortes-em-maragojipe-fala-sobre-relacao-com-pai-e-marido-das-vitimas/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pai-de-preso-da-lava-jato-e-autuado-por-trabalho-escravo-na-bahia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/filme-legalize-ja-celebra-musica-e-amizade-de-marcelo-d2-com-skunk/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/afro-fashion-day-pelourinho-recebe-seletivas-de-modelos/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/samsung-lanca-tablet-focado-em-produtividade-por-r-4299/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/passageira-relata-desespero-e-gritaria-em-aviao-atingido-por-raio/