Após apagão no aeroporto de Salvador, voos são remarcados para a noite

Queda de energia elétrica causou o cancelamento de 10 voos

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 15 de outubro de 2018 às 09:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Uma queda de energia elétrica causou o cancelamento de 3 voos no Aeroporto Internacional de Salvador na madrugada desta segunda-feira (15). Longas filas se formam nos guichês de atendimento e as viagens que seriam feitas no início da manhã estão sendo remarcadas para acontecer ao logo do dia. Ao todo, 17 voos foram afetados, entre cancelamento, atrasos e mudança de rotas.  

De acordo com a empresa Vinci Airports, concessionária que administra o terminal, a queda de energia aconteceu após um cabo de eletricidade se romper por volta das 1h40. O cabo rompido fica em uma área de difícil acesso, mas técnicos já estão operando para normalizar a situação. Enquanto isso, foi acionado um gerador para garantir a energia no local. 

O gerador, de acordo com a empresa, se necessário, será desligado no meio da manhã para que os técnicos possam operar na troca no material danificado. Ao todo, 10 companhias aéreas atuam no aeroporto.  (Foto: Evandro Veiga) Transtornos A aposentada Sônia Bonfim, 67 anos, está com um grupo de 15 pessoas que deveriam ter embarcado para Guarulhos, São Paulo, às 8h10, para participar de um compromisso religioso. 

"Chegamos aqui e fomos informados sobre o atraso. A companhia aérea tentou remarcar nossa viagem duas vezes para horários inviáveis já que deveríamos chegar lá antes das 14h", conta Sônia.  

Em São Paulo, o grupo deve pegar um transporte para o interior do estado. O serviço já estava agendado com antecedência. "Agora vamos querer da empresa, caso atrase mais uma vez, que pague o nosso transporte. Um representante do grupo já está agilizando isso", disse Célia Barbosa, 63.

Já analista de sistema Vitor Almeida, 27, que veio com a mãe de São Paulo passar o feriado em Salvador, deveria embarcar às 4h, mas por conta do apagão teve o voo remarcado para às 11h. 

Durante a madrugada, o analista conta que o calor dentro do aeroporto chegou a ficar tão intenso, a ponto dos passageiros saírem para a plataforma de embarque e desembarque. Com o rompimento do cabo, as luzes e o ar ficaram comprometidos. 

"As pessoas suavam muito, foi  horrível. Chegamos aqui com muita antecedência com medo de perder nosso voo, mas não adiantou muito", diz.

Cabo subterrâneo De acordo com a Vinci Airports, um cabo de energia subterrâneo que fica na estação da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) no bairro de São Cristóvão se rompeu às 1h30, depois de um curto-circuito. Com isso, a energia dentro do aeroporto acabou caindo de forma parcial, afetando apenas os guichês de atendimento das empresas aéreas. 

Após identificado o problema, a Coelba foi acionada, mas o gerador do aeroporto só começou a funcionar às 2h50. Durante esse período, os check-in foram feitos manualmente o que ocasionou longas filas. 

Ainda segundo a Vinci, dois voos precisaram ser cancelados - além desses, outros oito voos sofreram atrasos. Os passageiros que embarcariam com destino a Campinas e Guarulhos foram realocados para outras viagens. Os passageiros com destino a Campinas vão embarcar às 10h30, enquanto aqueles de Guarulhos só viajam às 19h. O gerador foi desligado por volta das 8h30 e o aeroporto voltou a funcionar sem ajuda do equipamento.

Em nota, a Coelba informou que a interrupção no fornecimento de energia no Aeroporto Internacional de Salvador foi provocada "por um defeito técnico em um componente da rede de distribuição" da rede elétrica e que a concessionária foi acionada à 1h46, enviando uma equipe ao local imediatamente.

"Diante da complexidade do serviço, já que o local é de difícil acesso (com vegetação de mata fechada), o fornecimento foi restabelecido às 05h56", diz a Coelba, na nota.

Ainda de acordo com a concessionária de energia, o terminal de passageiros do Aeroporto de Salvador é suprido por duas subestações: São Cristóvão e Itinga. "No momento da interrupção, o fornecimento era realizado pela subestação Itinga – segunda linha de atendimento.  Com a subestação São Cristóvão em manutenção, não foi possível a manobra de transferência das cargas para o circuito remanescente", completa.   Na tarde desta segunda-feira (15), técnicos da Coelba ainda trabalham na inspeção e manutenções necessárias para assegurar a continuidade do fornecimento de energia no Aeroporto.

*Com supervisão da chefe de reportagem Perla Ribeiro