Após ataque em metrô nova-iorquino, Trump pede ação no Congresso sobre imigração

Bomba caseira explodiu em estação de metrô e ônibus em Nova York; Suspeito é identificado como natural de Blangadesh

Publicado em 12 de dezembro de 2017 às 10:00

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: AFP

O presidente americano, Donald Trump, declarou que o ataque ao metrô em Nova York, no início da manhã da última segunda-feira (11/12), evidencia a “necessidade urgente” de que o Congresso aprove a reforma migratória. A declaração ocorreu após a identificação do suspeito, identificado como Akayed Ullah, de 27 anos e natural de Bangladesh.

"Primeiro e mais importante, como disse desde que anunciei minha candidatura à Presidência, os Estados Unidos devem reformar seu permissivo sistema migratório, que permite que muitas pessoas perigosas, inadequadas e com antecedentes (criminais) entrem em nosso país", disse.

Segundo informações do site G1, Trump acrescentou que o suspeito entrou no país graças a uma permissão de reunificação familiar, um sistema que o presidente quer pôr fim. O presidente americano também se referiu à sua controversa proibição de que cidadãos de oito países - seis deles de maioria muçulmana - entrem nos Estados Unidos como "um passo à frente para dar garantias a nosso sistema de imigração". 

Donald Trump solicitou ao Congresso "um aumento do número de funcionários de imigração e alfândega, para melhorar a capacidade dos funcionários de imigração para deter, prender e pôr fim à fraude e ao abuso em nosso sistema migratório". Reiterou ainda sua solicitação para que os condenados por terrorismo recebam "as penas mais duras permitidas pela lei, incluindo a pena de morte".