Após chuvas, besouros infestam cidades do Oeste baiano

Apesar de os insetos não picarem nem transmitirem doenças, população está alarmada

  • Foto do(a) author(a) Mario Bitencourt
  • Mario Bitencourt

Publicado em 9 de novembro de 2018 às 15:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibotirama

Uma infestação de besouros que já dura três dias nas cidades de Ibotirama e Serra Dourada, Oeste da Bahia, tem trazido preocupação aos moradores locais e mobilizado as secretarias de Saúde.

Milhares de insetos conhecidos como “besouro verde” ou “carocha”, e cujo nome científico é Calosoma granulatum, da família Carabidae, invadiram as cidades, após as chuvas que atingiram a região, seguidas de momentos de intenso calor.

Na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, em Serra Dourada, os insetos ficaram alojados entre o muro e o poste de luz, para onde foram atraídos à noite. E o mesmo ocorre em locais que passam a noite toda iluminados.

Apesar de não ser transmissor doenças e não picar as pessoas, o inseto tem trazido certa preocupação porque ele, quando se sente ameaçado, libera uma substância cáustica que pode causar queimaduras de primeiro grau.

O inseto tem, em média de um a dois centímetros e vive sob o solo - costuma sair à superfície apenas nesse período devido o clima e a luz atraem eles. Outra característica do besouro é o cheiro forte.

As prefeituras de Serra Dourada e Ibotirama informaram que apesar de as pessoas estarem assustadas não se pode considerar a “invasão” dos besouros um problema de saúde pública, até mesmo porque nos hospitais locais não registraram movimento anormal.“Está chamando a atenção de todo mundo esse problema, mas não é algo que nos faz deixar de sair de casa ou fazer qualquer outra atividade”, disse o comerciante Aldinei da Silva Pereira, 38, morador de Ibotirama.“Mas que tem besouro, tem. Na minha casa, mesmo, está dando pra tirar de balde”, ele disse, informando em seguida que mora no bairro da Pastagem, mais afastado do Centro, para onde os insetos estão indo mais por conta das luzes de ruas e praças.

A prefeitura de Ibotirama informou que está orientando as pessoas a não abrirem as janelas das casas à noite, ou se fizerem isso colocar uma tela para que os besouros não invadam as residências.

“Eles vão para onde tem luz, então o cuidado que se deve ter basicamente é este”, declarou a bióloga Aline Rodrigues Soares, destacando em seguida que o uso de inseticidas para combater os besouros não pode ser feito porque afetaria outros insetos importantes para o ecossistema, como as abelhas.“Esse problema com os besouros ocorreu por causa da falta de seus predadores naturais, como os sapos e as lagartixas. Antes, depois das chuvas a gente até tropeçava nos sapos na rua, agora quase não vemos mais”, comentou.Segundo o entomologista Fernando Barbosa, os besouros não causam problemas de saúde. “A previsão é de que a infestação seja amenizada nos próximos sete dias, quando os besouros devem retornar ao hábitat natural deles”, disse.

A prefeitura de Ibotirama informou que continua mantendo os serviços normais de limpeza, contando com a ajuda dos munícipes, nos cuidados com o lixo e na limpeza dos terrenos baldios, o que pode diminuir a infestação.