Após cobranças, Neymar se manifesta sobre protestos antirracistas

em alta
02.06.2020, 14:03:00

Após cobranças, Neymar se manifesta sobre protestos antirracistas

Jogador aderiu ao Blackout Tuesday

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Neymar usou as redes sociais para fazer um post sobre os protestos antirracistas que têm acontecido nos EUA e no Brasil. Ele postou uma foto toda preta, com legenda "black lives matter" (Vidas negras importam, em português), usando a tag do Blackout Tuesday (entenda).

O post foi feito um dia depois do jogador ser alvo de críticas e cobranças pela falta de manifestação sobre o assunto. Enquanto muitos jogadores de futebol se posicionaram, com direito até a presença na comemoração de gols no campeonato alemão, o brasileiro estava quieto. 

Ver essa foto no Instagram

Black lives matter ???? #blackouttuesday

Uma publicação compartilhada por ene10ta Érre ???????? ???? neymarjr (@neymarjr) em

O youtuber Felipe Neto foi o mais enfático ao cobrar Neymar, mas horas depois apagou as postagens afirmando que não cabia a ele, que é branco, pedir posicionamento de um negro. "Isso não muda o fato de eu condenar o silêncio do jogador, que é, disparado, o maior influenciador digital brasileiro no mundo, mas que se silencia a respeito de quase todas as pautas humanitárias e sociais que assolam seu país de origem e se espalham pelo planeta", escreveu.

Ontem, Neymar chegou a curtir um post que criticava Felipe Neto. "Objetivo alcançado né??? Tá bombando seu post LACRADOR! Você pode ser tudo, menos burro! Pegou o maior nome brasileiro negro, o mais famoso, o mais popular, o de mais destaque, e ataca ele de não se posicionar numa causa que é DELE! Alguns TOLOS vão te achar o máximo, vão falar pra todos os cantos: “ Nossa como ele é engajado com a causa, como ele é o máximo”. Mas na verdade o que você quis e conseguiu é atingir mais pessoas, propagar seu nome, internacionalizar sua rede social e ainda fez isso PROPAGANDO o ódio, tentando colocar o Neymar contra sua causa, contra sua cor, contra sua história! Agora é você que mede como a vítima tem que se manifestar??? Porque a vítima é ele, não eu e você que temos a pele branca!", diz o texto curtido por Neymar.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas