Após crise, baiano volta a frequentar restaurante, mas depende de desconto

Informação é de estudo do Peixe Urbano para o CORREIO, veja dicas de como garimpar oportunidades

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 15 de outubro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/ CORREIO

Que bolso não fica feliz quando vê ali na hora de abrir a carteira um bom desconto? No caso dos baianos, o consumidor fica mais contente ainda quando o desconto é em restaurante e se for de comida brasileira então, nem se fala. Pelo menos é o que aponta um levantamento feito pela plataforma de ofertas Peixe Urbano com exclusividade para o CORREIO. 

Em um cenário onde o orçamento ainda aperta, dois motivos têm feito os baianos gastarem com lazer, item que normalmente é cortado em época de dinheiro curto: preço e comida. De acordo com a pesquisa, do inicio do ano para cá, 14% dos 281.328 cupons vendidos na capital baiana este ano são referentes aos estabelecimentos que oferecem comida brasileira. O crescimento em comparação com o mesmo período do ano passado chega a 26%. 

“As ofertas que fisgam os baianos são aquelas que, entregam conveniência, variedade e, mais importante, entregam exatamente o que foi anunciado”, analisa o diretor Regional do Peixe Urbano, André Paes. Outro dado da pesquisa também aponta para a retomada do consumo de itens de lazer, como as refeições fora de casa. Colados ao topo, vem mais comida por aí. Desta vez, os cupons de locais que servem comidas variadas. Eles aparecem na segunda posição da pesquisa, com a venda de 36.907 cupons, representando 13% das ofertas. O salto foi de 1.250% em relação ao ano anterior (3.215).

Por falar em crescimento gigantesco, na terceira posição - porém não menos importante - a categoria diversão também veio com tudo no ranking. Foram 30.171 cupons para shows comercializados pelo site de compras. O consumo foi de 11% das vendas do Peixe Urbano em Salvador com um aumento de 112%, em comparação ao mesmo período do ano passado: 18.830. 

[[galeria]]

“Apesar do cenário macroeconômico adverso, o Peixe Urbano despertou ainda mais a atenção do consumidor. Por outro lado, houve também um crescimento muito grande no número de estabelecimentos interessados em utilizar a nossa ferramenta para maximizar a rentabilidade de suas operações”, destaca Paes.

Custo-Benefício

O agente de credenciamento Luciano Coutinho é desses que começou a tornar hábito a procura por descontos, sobretudo, se o programa com a família é ir a um restaurante. “Quando a balança na economia despencou isso se tornou uma necessidade. Passei a usar bem mais os cupons de desconto”. 

Em média, ele chega a adquirir por mês cinco cupons: três de restaurantes e outros dois de lazer para crianças. “Normalmente quando eu vejo uma oportunidade muito boa sempre compro mesmo sem saber ainda o dia que vou utilizar. Gasto, no máximo, R$ 39,90 por cupom. É o meu limite, afinal o orçamento não é tão folgado”. 

Com as ofertas, a economia no mês chega a 40%. “O meu filtro inicial é o valor. Quando compro e vou ao restaurante sempre dou uma checada no cardápio para ver paguei por uma promoção mesmo”. 

O preço realmente tem feito a diferença. Segundo o educador financeiro Angelo Guerreiro, a pesquisa é fundamental, os alertas de ofertas ajudam, mas o preço é o fator determinante. “A crise vem afetando fortemente o comportamento do consumidor. Hoje eu vejo as pessoas pesquisando mais e mais preocupadas com o aumento das suas despesas, partindo para produtos substitutos. Tudo isso já é um reflexo dessa mudança. Hoje o preço se tornou algo extremamente relevante”.  

O desconto só vai ser real se houver planejamento. “Planeje a compra: o que eu preciso comprar? eu realmente preciso disso? Quanto e como eu posso pagar?”, aconselha.  Outra dica é buscar o máximo de informações sobre aquela oferta. “Isso vai fortalecer muito seja qual foi a barganha pelo desconto. Esse é o memento realmente do consumidor. As lojas tem tentado flexibilizar, segurar o preço na medida do possível”. 

Cautela

Ainda que a gente não resista aquele alerta piscando que chegou uma oferta nova, é preciso ter cuidado para não ir além da conta. De promoção em promoção, o orçamento não aguenta, como chama a atenção, a educadora financeira comportamental Meire Cardeal. “Comprar o que não é necessário e que não comporta no orçamento é uma cilada. Nestes aspectos, o consumidor  compra pela emoção, sem refletir sua real necessidade ou capacidade de pagamento”. 

Um cálculo que pode ajudar é o seguinte: “o desconto é bom de verdade quando considerando que todos os preços pesquisados estão equiparados, ele é superior aos juros que o consumidor conseguirá se aplicar o valor em uma aplicação conservadora”, ensina Meire Cardeal.

Também não acredite em tudo que os vendedores dizem. Observe atentamente todas as condições da oferta. A recomendação é do educador financeiro, Edval Landulfo. “Se estiver com dúvidas, deixe para comprar outro dia. Sempre que receber descontos em valores, transforme-os em percentuais para analisar se o desconto absoluto é realmente significativo”. É importante estabelecer limites. “Eles vão nortear os seus gastos para que o desconto ao invés de uma vantagem, se transforme em endividamento”.  

OS 'QUERIDINHOS'

1. Comida brasileira: 39.713 cupons

 2. Comidas variadas: 36.907 cupons

3. Diversão/ Shows: 30.171 cupons 

4. Pizzarias: 25.335 cupons

5. Estabelecimentos que oferecem peixes e frutos do mar: 19.357 cupons

PROCURA PELO TOUR GOURMET AUMENTA 40%

Em sua segunda edição, as vendas do passaporte Tour Gourmet cresceram 40%, em comparação a primeira edição do produto, que garante descontos de 100% no segundo prato de igual ou menor valor em restaurantes parceiros. Segundo uma das sócias do Tour, Mariana Mendes, os descontos dão oportunidade não apenas de conhecer novos estabelecimentos, mas até de experimentar outras opções do cardápio sem extravasar na conta.  

“Muitos desses restaurantes são daqueles que o consumidor passa na porta, mas nunca entrou com medo do preço. Na primeira saída você paga, praticamente, o valor integral que investiu no passaporte”, afirma. 

Ainda de acordo com Mariana, a economia pode chegar a R$ 3 mil se o consumidor fizer todo o roteiro. São 72 vouchers  para 58 estabelecimentos por R$ 80 o passaporte. O prazo de validade de cada edição é de seis meses. “Na primeira edição vendemos por R$ 60, nesta segunda o valor aumentou em R$ 20. Ainda assim estamos no meio da edição que vai até o dia 20 de dezembro e vendemos bem mais”, diz.

Só no perfil do Instagram do Tour Gourmet são 25 mil seguidores. O passaporte pode ser adquirido no site www.tourgourmet como em um dos pontos de venda como a Biscoiteria Mundo Doce, localizada nos Shopping da Bahia e também no Shopping Barra. Assinantes do CORREIO contam com 20% de desconto.  

DICA DA SEMANA: ONDE ENCONTRAR DESCONTOS

Peixe Urbano  São milhares de ofertas de gastronomia, entretenimento, estética, turismo e produtos. Atualmente, em Salvador, são 1.465 empresas cadastradas. www.peixeurbano.com.br. 

Tour Gourmet Com o passaporte, você tem direito a 100% de desconto no segundo prato de igual ou menor valor. São 72 vouchers de 58 estabelecimentos parceiros. Há três planos disponíveis: 01 passaporte (R$ 80); 05 passaportes (R$ 370) e 10 passaportes (R$ 680). Uma boa dica é juntar a família, amigos e dividir os vochers. Dá para  parcelar  em até duas vezes nos cartões de crédito e Assinantes do CORREIO tem 20% de desconto. www.tourgourmet.com.br.   

Cuponeria Entre os ‘tops cupons’ estão os descontos para o Cinemark, Mc Donalds e nas Lojas Marisa. Os lanches e pizzas aparecem como os queridinhos dos usuários, e o tíquete-médio varia entre R$ 10 e R$ 50. Em terceiro, entre os mais procurados, está o setor de moda. www.cuponeria.com.br

Save Me  No site é possível fazer a busca por valor em catergorias, não só no segmento de alimentação, mas também de lojas, viagens, saúde e beleza. www.saveme.com.br.  

Chefs Club  São 31 restaurantes parceiros em Salvador com descontos de até 30%. www.chefsclub.com.br.