Após desabamento, interdição da Ladeira da Soledade causa transtorno para moradores

Por conta do bloqueio da via que liga os bairros do centro ao bairro da Liberdade, os ônibus que circulavam na área tiveram suas rotas alteradas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2017 às 07:53

- Atualizado há um ano

A interdição do tráfego da Ladeira da Soledade, no bairro da Lapinha, bloqueado após o desabamento de um casarão que desabou matando três pessoas da mesma família, no mês passado, tem causado transtornos para os moradores e motoristas que costumavam trafegar pela região. Foto: Tailane Muniz/CORREIOPor conta do bloqueio da via que liga os bairros do centro ao bairro da Liberdade, os ônibus que circulavam na área tiveram suas rotas alteradas e os moradores, sobretudo da Liberdade, passaram a ter que sair mais cedo de casa e a procurar outras alternativas para locomoção.

A professora Zaine Ramos, 46, por exemplo, teve que ir andando até um hospital no bairro do Barbalho para levar sua mãe em uma consulta médica. Durante o trajeto até a unidade de saúde, a aposentada Ana Santos, 65 anos, passou mal depois de fazer esforço para subir a íngreme rua "Saímos mais cedo porque com a mudança da rota dos coletivos ficou mais complicado de chegar a qualquer lugar", reclama a professora.

A moradora do bairro Barbalho Jamine Santana, 25 anos, saiu de casa com duas horas de antecedência para não chegar atrasada ao trabalho. Ela precisava estar às 13h na Estação da Lapa, onde iria pegar uma outra condução "Os ônibus agora precisam fazer um volta imensa para chegar ao destino", conta. De acordo com ela, a situação na região é ainda mais complicada a noite "Aqui na ladeira a iluminação é péssima e a única solução é chamar por Deus", completa.

Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o tráfego só será normalizado com a autorização da Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal) e do Instituto de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). O órgão diz que não tem previsão de quando os trabalhos no local vão ser concluídos.

Já a Secretaria da Defesa Civil (Codesal) diz que não há atualização sobre a situação da ladeira e que já solicitou um parecer junto a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE). O órgão diz aguardar uma resposta e que até lá o trecho ficará interditado por conta dos riscos iminentes de desabamento. 

Mudança no trânsito

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) informou ainda que estão interditados a Ladeira e o Largo da Soledade e que a opção de tráfego para veículos procedentes da Rótula do Abacaxi é seguir pela Avenida Heitor Dias, Rua Cônego Pereira e Ladeira do Funil. Já os veículos provenientes da Avenida Bonocô devem subir a Ladeira do Arco e acessar o Barbalho.

[[saiba_mais]]