Após desgaste com secretário de Saúde, diretoria do Hospital Roberto Santos pede exoneração

Pedido de desligamento foi feito ao governador em janeiro deste ano; decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça (16)

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 16 de março de 2021 às 22:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Sesab

Governador da Bahia, Rui Costa fez uma mudança grande na direção do Hospital Geral Roberto Santos, maior unidade pública do estado. Toda a atual diretoria do equipamento teve exoneração publicada nesta terça (16), no Diário Oficial do Estado da Bahia (Doe).

Conforme a publicação, o médico José Admirço Lima Filho deixa a diretoria-geral do hospital juntamente a André Rodrigues Durães, que saiu da diretoria-médica; a enfermeira Aldacy Gonçalves Ribeiro deixa a diretoria de enfermagem da instituição e Josemar de Figueiredo Cunha Neto, que foi exonerado da Diretoria Administrativa da unidade.

Procurado pela reportagem do CORREIO, José Admirço afirmou que já tinha pedido para deixar o cargo que ocupava há pouco mais de quatro anos em janeiro. O pedido foi feito diretamente ao Governador, que solicitou um tempo para 'organizar a casa' e fazer as modificações.

Segundo Admirço, a decisão foi tomada por conta de divergências com o atual Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. De acordo com o antigo diretor, decisões como o fechamento do Hospital Dia e uma falta de diálogo com a gestão do hospital para tomada de decisões fizeram a relação ficar desgastada. Por isso, o pedido para sair. 

"Uma direção de hospital sai em bloco. Tive uma gestão que indiquei os cargos de confiança e quem gere os hospital troca todas as pessoas. Todos acompanharam esse meu desejo pessoal. É uma gestão compartilhada e minha equipe acompanhou nesse pleito", disse o diretor.

Em suas redes sociais, José Admirço publicou uma carta explicando a decisão e lembrando dos desafios enfrentados à frente do Roberto Santos. Creditanto ao hospital a maior faculdade de sua vida, o médico especializado em anesteologia foi o diretor mais longevo da história do hospital.

Durante sua gestão, foram inaugurados equipamentos como as UTIs neurológicas e cardiovascular, hemodinâmica, bioimagem e o próprio hospital-dia.

O CORREIO procurou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o próprio Hospital Geral Roberto Santos, que tem comunicação própria. Ambos alegaram que não vão se manifestar sobre a decisão.

A nova direção será chefiada pelo ex-subsecretário estadual de Saúde, Adil José Duarte Filho, que assume a diretoria-geral. Andre Ricardo de Oliveira Estrela vai para a diretoria-médica. Jusçara França volta para o hospital como diretora-financeira. E Indaiane Rosário Abade dos Santos assume a diretoria de enfermagem.