Após 'doença misteriosa', cidade de Coração de Maria passa por dedetização

Pelo menos 60 casos foram notificados

  • Foto do(a) author(a) Mario Bitencourt
  • Mario Bitencourt

Publicado em 23 de agosto de 2018 às 13:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A cidade de Coração de Maria, localizada na região de Feira de Santana, iniciou nesta quinta-feira (23) a borrifação de casas do bairro Nova Esperança, onde foram notificados nos últimos dias ao menos 60 casos de uma 'doença misteriosa', que não tem, até o momento identificação de qual seria o motivo. 

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) verifica se a 'doença misteriosa'  são arboviroses – zika, dengue ou chikungunya. Dos casos notificados dois foram confirmados como chikungunya.

A Secretaria enviou uma equipe de técnicos para avaliar os afetados pelos sintomas durante a manhã desta quarta-feira (22) e colheu amostras de sangue que serão avaliadas no Laboratório Central do Estado para diagnóstico.

De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, infomrou nesta quinta-feira (23) que para combater a doença está fazendo uma borrifação de remédios na cidade por 21 agentes de endemias do município de 24 mil habitantes com bombas costais. Nesta sexta, deve chegar à cidade um carro fumacê da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que fará o mesmo serviço em todo o município.

Coração de Maria, segundo a Vigilância Epidemiológica da cidade, está com índice de infestação predial para o mosquito aedes Aegypti – transmissor da zika, dengue e chikungunya – de 4,1%, o que para o Ministério da Saúde é considerado como risco de surto de uma das arboviroses.

“Estamos com mobilização na cidade com agentes de saúde para ir às áreas e vamos receber infectologistas de Feira de Santana para fazer análises na localidade, realizar testes rápidos de dengue, chikungunya e zica. Vamos averiguar todos os depósitos de água para ver se tem foco de mosquito”, disse a coordenadora da Vigilância Epdemiológica Milena Bastos.

Segundo a coordenadora, já foram liberadas dez amostras de sangue para a Sesab. “Estamos notificando casos dia-a-dia, tem outros casos em outros bairros, não é só no Nova Esperança, há ruas do Centro da cidade com notificações. Estamos vendo se é somente chikungunya ou se tem mais arboviroses envolvidas”, informou.

A Sesab informou que enviou nesta quarta-feira (22) uma equipe de técnicos para avaliar os afetados pelos sintomas – febre acompanhada de dores nas articulações e coceiras no corpo – e colheu amostras de sangue que serão avaliadas no Laboratório Central do Estado (Lacen).

A suspeita é que os outros casos estejam relacionados a chikungunya, mas, devido a dificuldade de definir logo a doença, está havendo dificuldade por parte dos médicos de prescrever remédios. Os testes rápidos para detectar que tipo de doença é devem começar nesta sexta-feira.