Após encerrarem turnê, Tribalistas anunciam nova pausa

'Chegou aquele momento de se desintegrar novamente', escreveram Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte em nota

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2019 às 12:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Após encerrarem sua turnê internacional no festival Lollapalooza, em São Paulo, na sexta-feira (5), a banda Tribalistas anunciou novamente uma pausa nos trabalhos, quase nove meses depois do retorno do trio aos palcos, no início da tarde deste sábado (6).

"Queremos agradecer a todas as tribos que estiveram conosco nesses últimos meses. As tribos que cantaram e se emocionaram com a gente. Realizamos um sonho e chegou aquele momento de se desintegrar novamente. Até quando? Só a música pode dizer", diz a mensagem, postada nas redes socias dos três músicos.

Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte iniciaram a sequência de shows no Brasil e mundo em Salvador, no dia 28 de julho do ano passado, quase 16 anos depois de aparecerem pela primeira vez. “Simbolicamente, é importante começar a turnê em Salvador”, comemorou Arnaldo, na época. Depois, seguiram para o Rio de Janeiro e mais sete capitais brasileiras. Fizeram ainda dez apresentações na Europa e mais algumas nos Estados Unidos e na América Latina.  Arnaldo, Marisa e Carlinhos na passagem de som em Salvador: o primeiro show da turnê (Arisson Marinho/CORREIO) Participaram de premiações e eventos e também lançaram um disco ao vivo, o terceiro do trio juntos, para a alegria dos fãs de plantão. A ideia, eles contaram, é eternizar um momento tão gostoso para os três.

O álbum com vídeos Tribalistas Ao Vivo está disponível nas plataformas digitais. Com distribuição da Altafonte, o disco foi gravado no Allianz Parque (São Paulo), em agosto de 2018. A direção do vídeo é de Joana Mazzucchhelli da Polar Filmes. Capa do disco por Batman Zavareze (Foto: Leo Aversa/Divulgação) Veja tudo o que aconteceu no primeiro show dos Tribalistas, em Salvador

Mesmo com o anúncio da pausa, os fãs podem ter uma certeza: a banda nunca acabou e nem vai acabar. Pelo menos é o que afirmam os artistas. "Estamos sempre nos encontrando”, pontuou Arnaldo, em entrevista ao CORREIO em 2018.

O último show Os Tribalistas chegaram como uma incógnita a um festival de identidade indie tão bem definida, o Lollapalooza, que teve sua abertura nesta sexta (5). Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes e Marisa Monte, a princípio, estariam distante da proposta eletro-rock que traz a maioria das atrações desde o início da tarde. Por isso, o que aconteceria no palco e na plateia criava expectativa.

O trio lançou um primeiro disco há mais de 15 anos e jamais havia saído em turnê. Seus integrantes fizeram charme, se esconderam de entrevistas e deram a entender que o projeto era um ato isolado. Depois de um segundo álbum elogiado e com o qual lotaram estádios em 2018, lá estavam eles, tocando para dois públicos. Os fãs de 2002 e os filhos desses fãs.

Interlagos anoiteceu no momento em que eles subiram ao palco Bud E, como se tivessem de se apresentar a uma nova audiência, abriram com Tribalistas, a música, um certo tocar de trombetas para si mesmos.

O som falhava, algo parecia estar sendo ajustado, algumas dessas falhas digitais que picotam tudo. A plateia já estava envolvida na segunda canção, Carnavália. Quando a terceira começou, o som desandou. Sumiu totalmente e depois voltou irregular, alto demais, com alguns gritos de plateia que pareciam gravados em um estádio, já que não existiam antes de o som sumir.

A canção É Você é doce, suave e faz pensar na relutância dos três em manter frequente o projeto. Arnaldo, Marisa e Carlinhos não parecem querer atender a uma demanda por Tribalistas que viria inevitavelmente. Juntos, unem três tribos (a música brasileira delicada de Marisa, a Bahia festiva de Brown e o pensamento roqueiro paulistano de Arnaldo) que fizeram surgir uma outra coisa sem nome. Não será a razão de suas vidas porque eles não querem que isso aconteça.