Após escola estadual ser invadida, estudantes fazem protesto no Rio Vermelho

Homem entrou em instituição e quebrou cadeiras

Publicado em 30 de agosto de 2018 às 09:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Claudionor Júnior/Arquivo CORREIO

Estudantes do Colégio Estadual Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (30), após a escola ser invadida por um homem. Os alunos reclamaram também da falta de material escolar e do sucateamento da unidade. Eles bloquearam uma das faixas da Rua Oswaldo Cruz, a principal via do bairro.

Segundo os estudantes, um homem pulou o muro dos fundos e invadiu a escola na manhã desta quarta (29). Ele pegou as cadeiras que encontrou pelo caminho e as arremessou para o alto, assustando alunos e professores.

“Eu estava no corredor quando ele invadiu a escola. Levei um susto quando ele começou a jogar as cadeiras para o alto, e todo mundo saiu correndo. Foi uma agonia para passar pelo portão. O problema é que só tem vigilante no portão de entrada, nos fundos não têm segurança, qualquer um entra”, contou uma estudante.

Mesmo assustados, alguns dos alunos partiram pra cima do invasor, distribuindo socos e chutes. O homem conseguiu se desvencilhar e correu para não ser agredido. Na fuga, invadiu um prédio, onde foi detido. Policiais militares chegaram ao local logo depois e efetuaram a prisão do suspeito.

“Soubemos depois da confusão que ele tem problemas mentais. O protesto que fizemos foi por conta da falta de segurança e pela falta de material", comentou uma estudante. "Na minha sala, estudar está impossível porque os ventiladores estão quebrados, fica tudo abafado. Não tem vidro na janela, então, quando chove também é complicado porque molha. Estamos em agosto e eles até hoje não entregaram as fardas. Até outro dia, a escola não tinha papel para imprimir as provas e são os professores que levam os pilotos de casa para escrever no quadro. Está tudo ruim”, completou ela.

Na manhã desta quinta, representantes da Secretaria Estadual da Educação (SEC) se reuniram com os estudantes e a direção da escola para discutir soluções para os problemas.

Invasor Conforme a Polícia Civil, o autor do vandalismo sofre de distúrbios mentais e comportamentais. O caso foi registrado na 7ª Delegacia (Rio Vermelho), e o jovem foi ouvido e liberado pela titular da unidade, delagada Lúcia Jansen.

Após prestar depoimento, o rapaz foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde foi submetido à identificação por digital, já que não portava documentos. Familiares dele estiveram na delegacia e afirmaram à delegada que ele sofre de transtornos psíquicos. 

Em nota, a SEC confirmou a invasão. "Na manhã desta quarta-feira (29), uma pessoa invadiu as dependências do Colégio Estadual Deputado Manoel Devoto pelo teto da unidade escolar. No momento do ocorrido, a unidade contava com a presença de vigilante. A direção da escola acionou, imediatamente, a Polícia Militar e a Ronda Escolar. O elemento já está detido", diz o esclarecimento. 

A Polícia Civil afirmou, no entanto, que por ser "inimputável", ou seja, não ter condições mentais de responder pelos próprios atos, o invasor não pôde ser autuado.