Após expulsão de BBB suspeito de estupro, Boninho já busca outro participante

A decisão foi anunciada horas depois que a Polícia Civil esteve na Central Globo de Produção, no Projac, para investigar o caso

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2012 às 06:21

- Atualizado há um ano

Maria Clara Dultra

Pivô da polêmica gerada em torno de um suposto caso de estupro na 12ª edição do Big Brother Brasil, que teria ocorrido na madrugada de domingo, o modelo paulista Daniel, 30 anos, acabou expulso do reality show, no início da noite desta segunda (16). O apresentador Pedro Bial . De acordo com Bial, a direção do BBB analisou o caso "sem precipitação e com o máximo de cuidado" e decidiu que o comportamento de Daniel era motivo para eliminação.

A decisão foi anunciada horas depois que a Polícia Civil esteve na Central Globo de Produção, no Projac,  para investigar o caso. A direção do BBB já iniciou as buscas para  encontrar um substituto para o participante. O intuito é que ele entre na casa hoje, após o primeiro paredão, com Analice e Jakeline.

O delegado Antônio Ricardo, titular da 32ª DP, de Taquara, Rio de Janeiro,  abriu inquérito para investigar se o conteúdo das imagens em que  Daniel aparece supostamente fazendo sexo com a gaúcha Monique, de 23 anos - que parecia estar desacordada –, comprova mesmo o estupro. Segundo ele, tanto Monique quanto Daniel vão prestar depoimento. No caso da sister, ela será ouvida diretamente no Projac. A gaúcha também deve ser submetida a um exame de corpo de delito, que pode comprovar se houve o crime de estupro. No entanto, não  é obrigada a fazer o exame.Durante a primeira festa desta edição do BBB, ocorrida na noite de sábado, os dois participantes ficaram. A gaúcha de 23 anos havia bebido e foi com  Daniel para um dos quartos da casa. A partir daí, em um vídeo de sete minutos que já está circulando na internet, o paulista  é flagrado em cenas de intimidade com a moça embaixo do edredom. Mas ela está, aparentemente, inconsciente.A divulgação das imagens gerou uma onda de protestos entre os internautas, que pediam a expulsão do participante e a instauração de inquérito policial.

Domingo, o caso foi parar nos trending topics do Twitter - o assunto mais comentado do microblog –, através da hashtag #danielexpulso. Famosos como a cantora Preta Gil e as atrizes Deborah Secco e Fernanda Paes Leme se manifestaram, pedindo a expulsão do modelo. “Eu vou votar com todas as minhas forças para ele sair quando for pro paredão. Na minha humilde opinião, ela estava desacordada e sem condições de reagir. Achei a atitude dele covarde e errada”, escreveu Deborah Secco, em sua conta no microblog.Antes de tomar a decisão de expulsar Daniel, o diretor do programa, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, chegou a declarar  que manteria o participante. Segundo ele, em conversa com Monique, ela  não confirmou que houve sexo e disse que tudo que aconteceu foi consensual. A mãe de Monique, Claudia Amin, disse estar perplexa com o que aconteceu. “Com certeza minha filha estava dormindo". Para Aparecida Echaniz, mãe de Daniel, o assunto já foi esclarecido. "Eu vi no pay-per-view e assisti ontem, e eles falaram claramente. O Bial perguntou a ela na hora do programa e o Daniel também. Ela disse que não estava arrependida e que fez o que ela quis. Ela mesma diz que foi só um lance", declarou. Segundo a advogada criminalista baiana, Tais Bandeira, ouvida pelo portal iBahia, o caso pode ser definido como "Estupro de pessoa vulnerável", previsto no Artigo 217. De acordo com ela, o crime não precisa necessariamente ser denunciado pela vítima. Basta o Ministério Público entender que Monique estava de fato alcoolizada, para entrar com a ação penal, independente da vontade dela. A pena prevista para o crime é de 8 a 15 anos de reclusão. A criminalista reforçou que, caso o inquérito seja aberto, a direção do Big Brother Brasil é obrigada a expulsar o participante, o que de fato foi feito.