Após incêndio no bairro do IAPI, número de emergência do Samu muda

Serviço atende, temporariamente, pelos os números 193 e 190

Publicado em 29 de agosto de 2017 às 08:31

- Atualizado há um ano

O número 192 de emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está indisponível. O serviço atende, temporariamente, pelos números 193 e 190. A interrupção da linha do serviço aconteceu depois que cabos telefônicos da central de atendimento, que fica no bairro do Pau Miúdo, foram queimados, após um ônibus da empresa Consórcio Salvador Norte, da Integra, ser incendiado na Rua Conde de Porto Alegre, no IAPI, na noite desta segunda-feira (28).

De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, a interrupção deve continuar até que técnicos possam restabelecer o serviço. Não há previsão de quando o sistema deve voltar a operar pela linha principal. Serviços de telefonia e internet também não estão funcionando. 

Parte da rua também ficou sem energia elétrica. Segundo a Coelba, a rede elétrica também foi queimada e um transformador de energia ficou totalmente destruído. A assessoria de comunicação da empresa informou que 18 técnicos divididos em quatro equipes estão no local tentando reparar os danos. Ainda não há previsão para a retomada do fornecimento de energia em parte da Rua Conde de Porto Alegre, que está sem luz desde a noite de segunda-feira (29).

Incêndio De acordo com a polícia, o atentado aconteceu em represália a um homicídio. João Carlos dos Santos Cardoso, 30 anos, foi morto a tiros pela manhã no IAPI. A polícia informou que a relação entre a morte e a queima do ônibus é investigada. Não há informações sobre a circunstância da morte de João Carlos. O crime foi na Rua Waldir Pires, às 11h55.

Ainda segundo a polícia, um grupo não identificado ateou fogo ao ônibus por volta das 21h35, na localidade do Milho, próximo a um supermercado Bompreço. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e o fogo foi controlado. Ninguém ficou ferido.

Outro ônibus foi incendiado na Avenida Nilo Peçanha, na Calçada, também na noite de ontem. O ataque aconteceu perto de um posto de combustível. Os bombeiros também estiveram no local e debeleram as chamas, que não deixaram feridos. O atentado ocorreu por volta das 22h.

Tancredo Neves No dia 13 deste mês, os ônibus ficaram sem entrar no final de linha do bairro de Tancredo Neves. A decisão de alterar o trajeto das linhas foi motivada após bandidos interceptarem um coletivo, mandarem motorista e cobrador descer e atear fogo no veículo.

De acordo com o último levantamento da diretoria técnica da Concessionária Integra, o prejuízo com ônibus incendiados, este ano, já ultrapassa os R$ 2 milhões. De janeiro até agosto, nove ônibus foram queimados. 

À época o titular da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), Fábio Mota, afirmou que os rodoviários não podem ser obrigados a circular quando há risco de vida e que a melhor forma de resolver a situação é com o restabelecimento da segurança no bairro.