Após marcar contra, Edcarlos faz dois e Vitória bate o Jacobina

Rubro-negro saiu atrás, mas conseguiu a virada com dois gols do zagueiro

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 27 de janeiro de 2019 às 17:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Moyses Suzart / EC Vitória

A sequência dos oito triunfos consecutivos por 1x0 finalmente foi interrompida. Resta ainda voltar a vencer por dois gols de diferença, algo que não acontece desde 27 de março de 2018, nos 3x1 sobre Globo-RN, pela Copa do Nordeste. Mas uma coisa de cada vez. Neste domingo (27), o Vitória bateu o Jacobina, de virada, por 2x1, tendo em Edcarlos, autor de três gols, sendo um contra e dois a favor, o grande personagem da partida.  

O sol e forte calor sobre o estádio José Rocha, aliados ao estado ruim do gramado, fizeram a partida começar em ritmo bem lento. Nos dez primeiros minutos, nenhuma oportunidade de gol foi  criada pelas equipes.

Aos 12 minutos, em uma trapalhada da defesa rubro-negro, o time da casa abriu o placar. O goleiro João Paulo fez um lançamento longo, Edcarlos cortou mal para trás, Ronaldo saiu do gol atabalhoado ao tentar dividir com o lateral Ninho Love, a bola passou por ele e entrou lentamente no fundo da rede. Jeferson ainda tentou cortar em cima da linha, mas somente conseguiu se chocar com Edcarlos, que acabou marcando o gol contra.

Sem criatividade, o Vitória só conseguiu a primeira boa finalização aos 28 minutos, quando Léo Ceará, mesmo com pouca distância da bola, acertou um belo chute, obrigando João Paulo a espalmar para escanteio. O goleiro do Jacobina voltou a trabalhar em chute de Leandro Vilela, com outra boa defesa. 

Em uma clara demonstração de nervosismo, o lateral-esquerdo Arroyo deu um bico na bola, fora de jogo, em direção a arquibancada, após identificar que ela estava murcha. Imediatamente, recebeu cartão amarelo.    Aos  41, finalmente o  Leão chegou ao empate em mais um caso de redenção no futebol dentro do mesmo jogo. Após cruzamento milimétrico de Ruy, Edcarlos, dessa vez, cabeceou bonito para fazer 1x1.  

Antes do intervalo, João Paulo ainda fez outra linda defesa, de mão trocada, em chute forte de Ruy, melhor jogador rubro-negro na etapa inicial.   Redenção plena 

As equipes voltaram sem modificações para o segundo tempo e o Jacobina apostou na alternativa que o Vitória estava usando: os chutes de fora da área. Tiago Carnaíba, duas vezes, assustou Ronaldo dessa forma. Depois foi a vez Jean bater rasteiro, no canto esquerdo, e tirar tinta da trave do goleiro rubro-negro.

Aos 18 minutos, novamente em chute de Tiago Carnaíba, Ronaldo rebateu e Jeam foi com tudo tentar pegar a sobra, mas fez falta no lance, marcada pelo árbitro. Apesar de passar por um momento ruim no jogo, o Vitória chegou ao segundo gol. 

Dava pra considerar que Edcarlos já tinha se redimido do gol contra quando empatou a partida. Ele subiu bem após falta cobrada por Andrigo e marcou o segundo dele, virando o jogo para o Leão e garantindo o segundo triunfo consecutivo no estadual. 

Na próxima quinta-feira (31), às 20h30, o Vitória recebe a Jacuipense, no Barradão, mais uma vez pelo Campeonato Baiano. Domingo será o Ba-Vi pela Copa do Nordeste.