Após perseguição policial, criminosos invadem casa e fazem reféns em Salvador

Seis homens foram presos e reféns foram liberados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2019 às 18:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho / CORREIO

Uma família viveu momentos de terror nesta quinta-feira (4), quando seis criminosos fugiram de uma abordagem policial, invadiram uma casa e fizeram três pessoas reféns, incluindo uma criança de dois anos. O caso teve início às 16h30, na região conhecida como Serra Verde, no Vale das Pedrinhas, no Complexo do Nordeste de Amaralina.

Estavam no imóvel uma mulher de 34 anos e seus dois filhos, sendo um deles um menino de dois anos, além de uma adolescente de 15 anos. Os homens invadiram a casa da família durante patrulhamento da Rondesp/ Atlântico. A casa utilizada como refúgio pelos traficantes foi cercada por policiais.

Os homens foram identificados pela Secretaria de Segurança Pública como Eric dos Santos Batista, 24 anos, Wendel Matos de Almeida, 24, Rodrigo Santana Santos, 18, Paulo Roberto Nascimento dos Santos, 25, além de dois adolescentes.

Moradores do local, que não quiseram se identificar, narraram correria, muitos tiros e o desespero da mãe das crianças, identificada apenas como Luzimar. Quem estava na rua, acabou correndo para dentro de casa para se refugiar dos criminosos. Uma moradora que mora na mesma rua e estava em casa na hora do ocorrido afirmou que ouviu a correria, cerca de 15 tiros e a moça de 34 anos suplicando para que nada fosse feito contra ela ou suas crianças.

“Ela começou a gritar. Chamou por Deus a toda hora. Pediu que nada fosse feito com os meninos. Ela tava com uma criança pequena, né? Ficamos todos preocupados porque todo mundo aqui mora desde pequeno aqui. Ainda bem que deu tudo certo”, disse uma vizinha que afirmou que Luzimar mora no local há mais de 20 anos. 

De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), das Rondas Especiais (Rondesp) Atlântico e da 40ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Nordeste de Amaralina) negociaram a liberação dos reféns com os criminosos. Um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) também foi acionado e monitorou possíveis rotas de fuga.

A situação foi controlada às 19h30. Após o Bope negociar, os policiais entraram na casa e renderam os criminosos. Os seis homens e os moradores continuaram na casa até que a polícia terminasse a busca por drogas e armas no local. Logo após, os seis homens foram levados para a Central de Flagrantes. Foram apreendidos três armas tipo pistola além de uma quantidade de drogas.  "Primeiro fizemos um isolamento da área para estabilizar a situação. Chamamos o Bope que é responsável por fazer esse gerenciamento de crise e a negociação liberou os homens. A polícia realiza incursões e diligências frequentes naquela região", explicou o Major Edmundo Assemany, comandante da Rondesp Atlântico.

O major ainda afirmou que pelo menos um dos homens que invadiram a casa nesta quinta-feira (4) também fez reféns em um posto de saúde no Nordeste de Amaralina em dezembro do ano passado. A SSP confirmou a informação e afirmou que se trata de Eric dos Santos Batista, 24 anos, que ficou preso durante um mês mas foi solto por uma decisão judicial.