Assine

Após polêmica, Bloco De Hoje a Oito fará 'saída relâmpago' no Carnaval


 

Tradicional bloco do Santo Antônio Além do Carmo não vai divulgar data do desfile

  • Da Redação

Publicado em 15/02/2019 às 11:01:00
Atualizado em 19/04/2023 às 11:16:04
. Crédito: Foto: Reprodução

O bloco De Hoje a Oito (DHJA8), tradicional agremiação carnavalesca do Santo Antônio Além do Carmo, anunciou, na manhã desta sexta-feira (15), que fará saída relâmpago no Carnaval. Em nota, os organizadores afirmaram que data e horário não serão divulgados. 

A decisão, de acordo com a declaração, deve-se, principalmente, ao crescimento do público do bloco. "Essa é uma tentativa que nós, integrantes e colaboradores do DHJA8, seguimos para minimizar os danos ao bairro e que possamos cuidar dele durante nosso desfile", afirmaram. 

Leia também: WhatsApp: CORREIO lança grupo com novidades do Carnaval; cadastre-se gratuitamente

Famoso por desfilar sempre uma semana antes do início oficial da folia, o DHJA8 afirma que descartou a possibilidade por motivos de segurança. "Reiteramos que acreditamos que o Santo Antônio não comporta um carnaval de grande porte e muito nos preocupou o interesse de blocos comercias ou ligados à indústria do carnaval em utilizar esse espaço para fins lucrativos". 

Caso o calendário histórico fosse seguido, a agremiação desfilaria no dia 23 de fevereiro, um sábado. Nesta data, já está prevista a saída de um outro bloco, o Santo Antônio Harém do Carmo, que começará com concentração e terminará com festa privada na Chácara do Baluarte.

A congruência de datas causou polêmica e culminou em uma reunião envolvendo moradores, organizadores do DHJA8 e do Santo Antônio Harém do Carmo, além de órgãos ligados à Prefeitura de Salvador. Relembre o caso.

O CORREIO tentou contato direto com o DHJA8, que preferiu não comentar o assunto.

Confira a nota na íntegra: 

"Informamos que depois de refletir sobre os pontos citados na nota de posicionamento publicada anteriormente, decidimos por bem não sair na nossa data tradicional esse ano. Estamos levando em conta, principalmente, o nosso próprio tamanho! E a gigantesca festa que se tornou o sábado antes do carnaval quando somados ao aglomerado de blocos que buscam esse mesmo dia e horário para ir à rua no Santo Antônio. Essa é uma tentativa que nós, integrantes e colaboradores do DHJA8, seguimos para minimizar os danos ao bairro e que possamos cuidar dele durante nosso desfile. Reiteramos que acreditamos que o Santo Antônio não comporta um carnaval de grande porte e muito nos preocupou o interesse de blocos comercias ou ligados a indústria do carnaval em utilizar esse espaço para fins lucrativos. E essa preocupação está alinhada com o desejo de grande parte da comunidade em zelar pelo bairro e seus moradores em primeiro lugar, posição defendida na última reunião do bairro com a prefeitura.

Temos ainda outro motivo essencial para abraçar essa mudança: o cuidado com vocês brincantes, amantes de um carnaval tranquilo e seguro. É isso o que também está movendo nossas decisões.

A data da nossa saída ainda não será divulgada. Queremos dizer a vocês que de forma alguma nossa decisão é um descaso com as pessoas que lindamente nos acompanham. E sim, antes de tudo, é a nossa declaração de amor pelo bairro do Santo Antônio. Mas fiquem atentos que logo menos divulgaremos, em estilo relâmpago, a nossa saída !! Prepare seu coração!

Faremos mais um carnaval LIVRE, sem corda e sem patrão, o carnaval que a gente acredita!"