Após queimar ônibus, moradores voltam a protestar contra ação policial

Grupo denuncia ação truculenta da PM; coletivo foi incendiado ontem

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 2 de outubro de 2018 às 12:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr/CORREIO

Moradores da comunidade do Pela Porco, que fica atrás da antiga Rodoviária, no bairro das Sete Portas, voltaram a protestar no final da manhã desta terça-feira (2). Eles acusam que policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da Polícia Militar têm agido de forma arbitrária, agredindo e detendo, sem justificativa, jovens da comunidade. 

Cerca de 50 pessoas se reuniram próximo a uma quadra poliesportiva, que fica em frente a entrada da comunidade. Uma moradora contou ao CORREIO que, por vezes, a PM invadiu sua casa, arrombado a porta e agindo de forma violenta. "Eles invadem, batem em pais de famílias e forjam provas. Nós estamos cansados de tanta violência aqui na comunidade", desabafa. Ela conta que o protesto desta terça-feira não deve fechar a via. 

Na noite desta segunda-feira (1°), durante um protesto, manifestantes atearam fogo em um coletivo, pneus e outros objetos na Rua Cônego Pereira. A via no sentido Dique do Tororó chegou a ser interditada. Eles contam que a manifestação aconteceu depois de três adolescentes terem sidos detidos.

"Abordaram os meninos e levaram. Depois, apareceram drogas e armas. Meninos trabalhadores que não têm envolvimento com nada. Ninguém aguenta mais a ação injusta deles", reclama uma outro morador.  (Foto: Nilson Marinho/CORREIO) Procurada nesta terça-feira (2), a Secretaria da Segurança Pública informou que desconhece ação violenta da PM na região do Pela Porco. Uma viatura da Rondas Especiais (Rondesp) Atlântico permanece parada na entrada da comunidade, enquanto policias circulam à paisana e outros, fardados, abordam moradores. O trânsito flui normalmente. Ônibus também circulam na região nesta terça-feira (2).

Procurada na segunda-feira (1), a assessoria da PM não respondeu até a publicação desta reportagem. De acordo com o Centro Integrado de Comunicação (Cicom), uma viatura do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local, além de quatro viaturas da Polícia Militar. 

*com supervisão da chefe de reportagem Perla Ribeiro