Após seis dias, Hospital das Clínicas voltará a realizar cirurgias nesta quarta (7)

Local não realiza procedimentos por problema com ar-condicionado desde o dia 1º

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 7 de novembro de 2018 às 11:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Os procedimentos cirúrgicos que estavam suspensos há seis dias no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), conhecido como Hospital das Clínicas, em Salvador, serão retomados ainda nesta quarta-feira (7). A informação foi divulgada no final da manhã de hoje, em nota,  pela assessoria de comunicação da unidade de saúde. Um problema no sistema de ar-condicionado do local comprometeu todas as intervenções desde a última quinta-feira (1°). Estima-se que entre 60 e 80 procedimentos deixaram de ser realizados. 

Pacientes que estavam chegando a Hupes tranferidos de outros hospitais do estado ou da própria ala ambulatorial não estavam podendo realizar cirurgias de catarata, cardiovascular, digestiva, pediátrica, entre outras.

Ainda de acordo com a assessoria da Hupes, os procedimentos que começarão a ser realizados estão sendo avaliados e escolhidos com base em critérios estabelecidos pela equipe do centro cirúrgico – não foi informado, no entanto, os critérios e nem as cirurgias que vão passar a ser feitas novamente. 

O hospital informou também que a temperatura das salas está em constante monitoramento e que um boletim será emitido diariamente, às 17h, para atualizar a população sobre o funcionamento da ala cirúrgica. "Informamos que o centro cirúrgico está passando por um processo de ampliação e modernização e há um esforço de todos os envolvidos para melhorar o atendimento à população", disse, em nota. 

Atualização: Às 17h desta quarta-feira, a assessoria do hospital informou que fez cirurgias, mas não disse quantas e nem de quais especialidades. Também não houve boletim informando a situação do sistema de ar-condiconado. A assessoria disse que só haverá boletim às 17h de quinta-feira (8).​​​​​​​Sistema de ar O superintendente Antônio Lemos informou nesta quarta-feira (7) ao CORREIO que o sistema de ar do hospital foi trocado em março deste ano, depois do antigo também apresentar problemas. Não se sabe, no entanto, o que teria causado a falta de refrigeração dentro da Hupes. 

O superintendente lembra ainda que os médicos recomendam que, para realizar qualquer cirurgia médica, não colocando em risco a vida dos pacientes, com possíveis infecções, a temperatura ambiente ideal é de 20°C, com a equipe médica e pacientes dentro da sala – sem o sistema de ar funcionando, a temperatura dentro na ala cirúrgica do hospital varia, em média, entre 24°,6 a 24,8°.“Ontem (terça-feira), uma equipe da empresa licitada que instalou o ar esteve aqui para tentar solucionar o problema. Foi verificado que a temperatura estava voltando ao normal, variando entre 21°c a 21°,6°c, o que ainda não é o recomendado, já que, com a luzes acesas, essa temperatura tende aumentar, aumentando também o risco de alguma infecção durante o ato cirúrgico. Ainda não tenho uma palavra definitiva”, explicou. No hospital, por mês, são internados cerca de 800 pessoas. Com a capacidade de 277 leitos, acontecem, em média, 400 cirurgias, 40 mil exames e 30 mil consultas. Os pacientes que chegam para realizar procedimentos cirúrgicos são da regulação estadual e do próprio ambulatório do hospital. 

O hospital atende pelo menos 37 especialidades médicas que geram, cada uma, diversos tipos de cirurgias, como cardiovascular, digestiva, otorrinolaringologia, neurocirurgia, torácica, ortopédica, pediátrica, plástica, entre outras.

*Sob a supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier